(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

OEA convoca reunião extraordinária sobre Bolívia


postado em 22/10/2019 15:43

A Organização dos Estados Americanos (OEA) convocou uma sessão extraordinária de seu Conselho Permanente para esta quarta-feira (23), sobre a Bolívia, país onde a questionada vantagem do presidente Evo Morales nas eleições gerou violentos protestos.

"A sessão é convocada a pedido das missões permanentes de Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos e Venezuela com o propósito de considerar 'A situação na Bolívia'", informou a OEA em um comunicado divulgado nesta terça (22).

A reunião do Conselho Permanente, que reúne os embaixadores dos 34 países-membros ativos da organização, será na sede da OEA em Washington, às 11h (13h em Brasília).

A cadeira da Venezuela é ocupada por um enviado do chefe parlamentar e líder opositor, Juan Guaidó, e não por um representante do governo Nicolás Maduro. A legitimidade do atual presidente não é reconhecida pelo Conselho Permanente da OEA.

Na Bolívia, Morales, que governa desde 2006, está prestes a ser reeleito em meio a intensos protestos da oposição, que denuncia uma fraude e foi às ruas protestar. Também recebe críticas de observadores internacionais, que questionam a ventagem repentina do presidente.

Ontem, a Missão de Observação Eleitoral da OEA na Bolívia pediu que se respeite a vontade da população.

"A Missão da OEA manifesta sua profunda preocupação e surpresa com a mudança drástica e difícil de justificar na tendência dos resultados preliminares conhecidos após o fechamento das urnas", segundo um comunicado.

No domingo à noite, com mais de 80% das urnas apuradas, o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) anunciou que haveria um segundo turno, em 15 de dezembro, entre Morales e seu principal oponente, o ex-presidente Carlos Mesa. Passadas 24 horas, apresentou dados que, inexplicavelmente, modificavam este resultado, outorgando a Morales uma vitória em primeiro turno.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)