(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Negociador europeu discutirá futura relação UE-Reino Unido pós-Brexit


postado em 17/10/2019 15:25

O negociador europeu Michel Barnier deverá conduzir a discussão do novo relacionamento comercial com o Reino Unido após o Brexit, anunciou o francês na quinta-feira à AFP, à margem de uma cúpula em Bruxelas.

A futura chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que substituirá Jean-Claude Juncker nas próximas semanas, confiou a ele essa missão, disse o ex-ministro francês e ex-comissário europeu.

"Von der Leyen me pediu para estender minha missão por um ano, para que eu possa iniciar as negociações sobre o novo relacionamento entre a União Europeia e o Reino Unido", disse à AFP.

Os líderes europeus prestaram homenagem à equipe de negociação da UE por, depois de quase três anos, terem fechado um novo acordo, que os líderes do bloco apoiaram por unanimidade.

Em uma entrevista coletiva, Barnier, que lamenta a saída dos britânicos prevista para 31 de outubro, disse que "o próximo estágio será mais importante que a separação".

Uma das prioridades da nova fase será um acordo que "preveja o acesso às águas territoriais britânicas para os pescadores da UE e o acesso a produtos processados britânicos ao mercado europeu", explicou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)