(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

FMI alerta sobre dívida crescente das empresas


postado em 16/10/2019 16:43

A generalizada queda das taxas de juros para sustentar as economias pode gerar um endividamento empresarial excessivo capaz de gerar outra crise mundial, alertou nesta quarta-feira (16) o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A entidade advertiu sobre o aumento da dívida de risco e pediu aos governos que ampliem seus horizontes e olhem além dos bancos, que foram a maior preocupação durante a crise financeira de 2008.

Em um momento em que o crescimento mundial é o mais lento desde a crise, os impressionantes 19 trilhões de dólares devidos pelas empresas das oito maiores economias do mundo podem ser tornar um grave risco, disse o FMI em seu último relatório sobre a estabilidade financeira mundial.

A piora das tensões comerciais pode prejudicar ainda mais o panorama na medida em que os mercados e os investidores se tornem "mais pessimistas", disse Tobias Adrian, chefe do departamento do FMI que elaborou o relatório.

A piora das condições comerciais exacerba as vulnerabilidades financeiras, o que, por sua vez, "amplifica mecanismos para más notícias", disse Adrian a jornalistas.

"De modo que pedimos aos responsáveis políticos que continuem trabalhando juntos para resolver essas tensões comerciais, na medida em que são uma significativa fonte de geração de riscos", disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)