(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump anuncia renúncia de secretário interino de Segurança Interna


postado em 11/10/2019 23:01

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (11) a renúncia de seu secretário interino de Segurança Interna (DHS), Kevin McAleenan, que se torna o último de uma longa lista de funcionários a abandonar seu governo.

"Kevin McAleenan realizou um trabalho fantástico", tuitou o presidente americano. "Após muitos anos no governo, Kevin poderá passar mais tempo com a família e ir para o setor privado", acrescentou, destacando que na próxima semana será anunciado o nome de seu substituto.

McAleenan - que assumiu o comando da DHS em abril após a saída de Kirstjen Nielsen - usou o Twitter para agradecer Trump.

"Com seu apoio nos últimos seis meses, fizemos um grande esforço para mitigar a segurança nas fronteiras e a crise humanitária que enfrentamos este ano", disse.

Trump decretou uma política de "tolerância zero" com a imigração irregular em 2018 e fez da luta contra a entrada de imigrantes ilegais um eixo de seu governo e uma mensagem central de sua campanha pela reeleição.

Apesar dessa política - que no ano passado incluiu a separação de 2.300 crianças de seus pais imigrantes e teve que ser suspensa após uma onda de indignação - em maio, cerca de 144 mil pessoas que foram detidas ou detectadas cruzando a fronteira de maneira irregular.

Após esse período, quando se registrou o maior índice de imigrantes ilegais dos últimos 13 anos, os Estados Unidos assinaram acordos questionados com México, Guatemala, Honduras e El Salvador para conter a migração irregular. Como efeito, os números caíram para 52 mil em setembro passado.

Na segunda-feira, McAleenan foi impedido de fazer um discurso na Faculdade de Direito de Georgetown, quando três grupos de estudantes e ativistas levantaram faixas com a mensagem "Estamos com os imigrantes" e recitaram os nomes de crianças migrantes mortas nos últimos anos sob custódia das autoridades de fronteira.

Os congressistas democratas denunciaram as condições "horríveis" dos centros de detenção e a alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, disse em julho que ficou "chocada" com as condições de detenção de imigrantes nos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)