(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Japão se prepara para chegada do tufão Hagibis neste fim de semana


postado em 11/10/2019 09:01

O Japão se prepara nesta sexta-feira para a passagem do poderoso tufão Hagibis, que causou o cancelamento de centenas de voos e duas partidas da Copa do Mundo de Rúgbi e perturbou as eliminatórias do Grande Prêmio da F1.

A agência meteorológica do Japão (JMA) disse nesta sexta-feira que sua intensidade ciclônica era muito forte, apenas um grau a menos do que o nível máximo concedido anteriormente. Rajadas de vento de até 216 km/h são esperadas para este sábado pela manhã, algumas horas antes de Hagibis chegar ao centro e leste do Japão, incluindo a densamente povoada região de Tóquio.

A agência meteorológica prevê "ventos brutais e um mar violento" na madrugada de domingo em muitas regiões do país.

"Pedimos que tomem medidas de precaução para proteger suas vidas e as de suas famílias", declarou uma fonte da JMA durante uma coletiva de imprensa.

Também são esperadas fortes chuvas em algumas regiões, com, por exemplo, 500 mm em 24 horas na área de Tóquio e até 800 mm no centro do país, de acordo com a JMA.

- Estado de alerta -

No início de setembro, a região de Tóquio foi atingida pelo poderoso tufão, Faxai, com rajadas superiores a 200 km/h.

Faxai causou pelo menos duas mortes e mais de cem feridos e danificou dezenas de milhares de casas e inúmeras infraestruturas elétricas.

Na prefeitura de Chiba, periferia de Tóquio, quase um milhão de residências ficaram sem energia, e em dezenas de milhares delas, a corrente elétrica só retornou duas semanas depois.

O governo japonês, que foi fortemente criticado por sua administração da crise na passagem do Faxai, disse nesta sexta-feira que está em alerta.

O primeiro-ministro Shinzo Abe ordenou que sejam "tomadas todas as medidas possíveis para garantir a segurança do povo", segundo o porta-voz do executivo, Yoshihide Suga.

As autoridades temem que tufão gere caos nos transportes, coincidindo com um longo fim de semana no Japão, no qual muitos habitantes planejavam viajar de trem ou avião porque na próxima segunda-feira é feriado no país.

As duas principais companhias aéreas, JAL e ANA, cancelaram várias centenas de voos regulares no sábado, principalmente domésticos.

Todos os trens de alta velocidade (Shinkansen) entre Tóquio e Nagoya foram cancelados no sábado, e também os que ligam Nagoya e Osaka (oeste).

As fábricas do país também se adaptaram, como a Toyota, que previa o fechamento de três de suas unidades no sábado, segundo a agência de imprensa Kyodo.

Os dois parques de diversões da Disney em Tóquio também fecharão no sábado, disse à AFP um porta-voz da empresa que os administra, a Oriental Land.

- Fórmula 1 e Mundial de Rúgbi -

Os organizadores do Grande Prêmio de Fórmula 1 de Suzuka, perto de Nagoya (centro da cidade), cancelaram todo o programa de sábado nesta sexta-feira: os treinos livres foram limitados a sexta-feira e os de classificação para domingo de manhã, pouco antes do início da corrida.

"A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Fórmula 1 apoiam essa decisão no interesse da segurança de espectadores, competidores e todos no circuito de Suzuka", afirma um comunicado.

Duas partidas da Copa do Mundo de Rúgbi marcadas para sábado foram canceladas na quinta-feira: França-Inglaterra em Yokohama e Nova Zelândia-Itália, encontros que atrairiam cerca de 115.000 espectadores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)