(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nova Zelândia anuncia iniciativa climática de cinco países


postado em 26/09/2019 21:13

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou uma iniciativa comercial-climática promovida por cinco países e única em seu estilo, que busca eliminar as tarifas para a tecnologia verde e eliminar os subsídios dos combustíveis fósseis.

A iniciativa foi divulgada na quarta-feira, na ONU, junto com os primeiros-ministros de Fiji, Islândia e Noruega, assim como com o vice-ministro de Comércio Exterior da Costa Rica.

Espera-se que as conversas formais comecem no ano que vem. A expectativa é que o projeto obtenha status de tratado internacional.

"Há uma necessidade urgente e crítica de uma ação global maior, se quisermos limitar o aquecimento global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais", disse Ardern, ao anunciar o "Acordo sobre Mudança Climática, Comércio e Sustentabilidade".

Segundo ela, a estratégia de usar regras de comércio para eliminar os subsídios aos combustíveis fósseis é particularmente convincente.

"Em nível global, subsidiamos a produção e o consumo de combustível fóssil em mais de 500 bilhões de dólares por ano", afirmou. "Nossa incoerência com as políticas chega a isso", completou.

O acordo prevê que, uma vez implementado, sejam retiradas as tarifas sobre produtos geradores eólicos e painéis solares, além de desenvolver diretrizes para etiquetar produtos.

Com uma população combinada de 20 milhões de habitantes, Ardern disse que o tamanho destes cinco países lhes permite agir rápido, em consonância com a urgência da situação, e que espera que outros se unam à iniciativa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)