(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre Tikiri, a elefanta esquelética que provocou polêmica no Sri Lanka


postado em 25/09/2019 07:55

Tikiri, uma elefanta de 70 anos que desfilaria em um festival budista no Sri Lanka e cujo estado de saúde causou indignação nas redes sociais, morreu na terça-feira, anunciou nesta quarta-feira uma autoridade do ministério da Vida Selvagem.

O governo solicitou a necrópsia do animal, uma elefanta asiática domesticada que morreu na cidade de Kegalle, a 80 quilômetros de Colombo, capital do país.

Segundo Jayantha Jayewardene, especialista em elefantes, Tikiri foi vítima de maus-tratos. "Ela estava gravemente desnutrida", disse à AFP. "É incrível que tenha vivido tanto tempo".

O animal foi confiscado no mês passado, quando participaria do conhecido desfile anual no Templo do Dente, na cidade de Kandy, depois que as imagens de Tikiri desencadearam uma polêmica nas redes sociais.

O desfile teria forçado a elefanta a andar vários quilômetros vestindo uma roupa pesada.

Lek Chailert, fundador da Save Elephant Foundation, explicou nas redes sociais que os espectadores não estavam cientes da fraqueza de Tikiri causada pela roupa.

Após o escândalo, o ministro da Vida Selvagem, John Amaratunga, solicitou uma investigação.

O Templo do Dente é o lugar mais sagrado do budismo no Sri Lanka e a cada ano celebra um festival no qual participam quase cem elefantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)