(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bebês desenvolvem 'síndrome do lobisomem' após erro farmacêutico

Na Espanha, 17 bebês sofreram mutação genética que consiste no crescimento anormal de pelos pelo corpo


postado em 29/08/2019 17:46 / atualizado em 30/08/2019 10:52

Em 2012, o caso de uma família que desenvolveu a
Em 2012, o caso de uma família que desenvolveu a "Síndrome do Lobisomem" ficou conhecido no mundo (foto: PRAKASH MATHEMA)
Dezessete bebês desenvolveram uma condição conhecida como “síndrome do lobisomem”. O caso ocorreu na Espanha, após uma falha interna na empresa Farma Química Sur, que trocou medicamentos. A empresa vendeu Omeprazol, que na verdade era Minoxodil, o que foi responsável pela crise.


Segundos especialistas, a “síndrome do lobisomem” é resultante de uma mutação genética e consiste no crescimento anormal de pelos escuros pelo corpo. Em alguns casos, pacientes nascem com a condição, que não tem cura, mas existem tratamentos para amenizar o problema.

Os pacientes que nascem com a síndrome podem optar também por depilação periódica das regiões afetadas. Em casos mais graves, existe surgimento de cabelos da face, além do resto do corpo.

Mas esse não é caso dos bebês espanhóis. Segundo as autoridades, a condição foi induzida pela ingestão de um remédio recomendado para pacientes com a calvície.

De acordo com o Ministério da Saúde da Espanha, o caso ocorreu após a Farma Química Sur trocar as etiquetas de duas drogas: uma recomendada para quem tem alopecia (calvície) e a outra que contém omeprazol, para tratar refluxo em bebês. 


Ainda segundo o Ministério, a condição dos bebês deve ser revertida em algumas semanas e eles devem voltar a produzir pelos normalmente.

Depois da confusão, o centro de distribuição da empresa farmacêutica fechou e a investigação é conduzida pela Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (Aemps) e o Ministério Público da Cantábria.

 

*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)