(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prisão perpétua para ex-agente particular dos EUA por massacre no Iraque


postado em 14/08/2019 18:55

A justiça dos Estados Unidos condenou nesta quarta-feira (14) à prisão perpétua um ex-membro da empresa de segurança privada Blackwater por sua participação em um massacre realizado contra civis desarmados em 2007 na capital do Iraque.

Nicholas Slatten foi condenado por assassinato em primeiro grau em dezembro por um júri federal em Washington.

Slatten foi declarado culpado pelo assassinato de Ahmed Haithem Ahmed Al Rubia'y, de 19 anos, que estava entre os mais de dez civis mortos pelos integrantes do grupo de segurança privada da empresa Blackwater em Bagdá em 16 de setembro de 2007.

Os agentes privados abriram fogo em uma praça movimentada com rifles de precisão, metralhadoras e lançadores de granadas, supostamente sem provocação prévia, enquanto escoltavam um comboio diplomático. No ataque, 14 pessoas morreram e 18 ficaram feridas, apesar do governo iraniano garantir na época que o número de vítimas era maior.

O massacre elevou a indignação que a mobilização das forças dos Estados Unidos despertou entre os iraquianos, quatro anos depois da queda de Saddam Hussein, e surgiram vozes críticas em Washington sobre a crescente contratação de agentes privados.

Slatten, que se manteve impassível durante o anúncio da sentença, classificou a decisão da justiça como "um erro que não será mantido", segundo o jornal The New York Times.

Este foi o terceiro julgamento de Slatten por esta acusação. O primeiro foi anulado e o segundo, em 2018, o júri não chegou a um veredito unânime.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)