(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Youtuber de vídeos ''fofos'' aparece agredindo o próprio cachorro; veja

Brooke Houts agora sofre críticas após um vídeo não editado ter sido postado no canal mostrando as agressões


postado em 09/08/2019 07:33 / atualizado em 09/08/2019 08:33

Imagens da agressão (foto: Reprodução/Twitter)
Imagens da agressão (foto: Reprodução/Twitter)

Na última terça-feira, a youtuber norte-americana Brooke Houts postou por acidente um vídeo em que maltrata o cachorro de estimação, um doberman chamado Sphinx. Entre tapas, xingamentos e até mesmo empurrões, Brooke causou indignação nos seguidores.

A youtuber tentava gravar um vídeo que consiste em um brincadeira popular na plataforma com os pets: colocar um papel filme entre o espaço de uma porta e tentar enganar os bichinhos para trombar com o bloqueio. Contudo, enquanto organizava o vídeo, o cachorro pulava tentando chamar a atenção de Brooke, o que parece ter irritado a garota, que reagiu de forma violenta com o animal.
 

Os fãs ficaram mais chocados ainda pela postura contrária ao que Brooke sempre pregou. Com um canal que beira os 400 mil inscritos, grande parte do conteúdo postado tem como base a garota vivendo ao lado do doberman desde bebê.

Pedido de desculpas

Na própria terça, Brooke foi ao Twitter comentar o caso. De acordo com a youtuber, o momento da gravação foi realizado numa semana em que ela estava "frustrada" e "chateada", mas mesmo assim não queria fazer o "papel de vítima" na situação.


A youtuber deixa claro que o comportamento dela foi errado: "Eu não deveria ter agido da forma como agi em relação a ele (o cachorro)". Brooke foi além e comentou que o vídeo não reflete sua posição em relação aos animais: "Eu quero deixar claro que não sou uma pessoa que abusa de animais, de qualquer forma".

Em outro momento da nota pública, Brooke comenta que as ações foram feitas para ordem de disciplinar o cachorro, mas que agora lhe é claro que poderia ter aplicado outras formas de educar: "Eu sei que preciso aprender formas mais efetivas de tirar a energia dele ao mesmo tempo em que tento manter a disciplina".

Ao concluir, Brooke agradece o apoio dos fãs e reforça que o vídeo não reflete sua relação com os animais: "Eu só espero que vocês me deem a chance de provar que essas palavras em relação a mim mesma sejam alinhadas com minhas ações".



Reação

De acordo com o portal norte-americano BuzzFeed, a youtuber será investigada pela polícia metropolitana da cidade de Los Angeles, onde mora, por “crueldade animal”. 

Opinião de especialista

A especialista em comportamento animal e adestradora há mais de 10 anos Paula Emmert comenta que "culpar" um animal por um comportamento agressivo não é adequado, já que cada bichinho tem uma ação que varia muito em relação a ambiente e donos: "Esse tipo de classificação (de raças mais agitadas ou calmas) não é positiva, eu acho que tem de se analisar cada animal, essas ‘personalidades’ que muitas vezes as pessoas têm não se aplicam literalmente aos animais".
 
Usar de força ou maus tratos para disciplinar o animal, também é reprovável, segundo a especialista: "As pessoas responsabilizam, muitas vezes, o cão por (eles terem) uma resposta que não é esperada, e acabam tendo e gerando um maior estresse podendo recorrer a punição e usar de justificativa de disciplina".

Paula também aponta que é importante que os donos tentem entender melhor o comportamento dos animais ligados aos próprios: "É muito simples atribuir culpa ao animal, o cão não nasceu com uma bola de cristal para saber como se comportar, se o cachorro não entende isso a responsabilidade é do dono, e não do animal. Eu não posso exigir que meu cão seja educado se eu estou em um momento de brincadeira, tem uma coisa de ação e reação, se o cachorro está mordendo é uma resposta".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)