(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Senado dos EUA pede à Polônia que resolva assunto de bens judeus confiscados por nazista


postado em 07/08/2019 09:07

Senadores americanos pediram ao secretário de Estado, Mike Pompeo, que ajude a Polônia a resolver de uma vez a questão das indenizações a judeus por expropriação ilegítima de seus bens pelos nazistas, o que despertou elogios de grupos judeus, mas que poderá afetar a relação com o governo pró-americano do presidente polonês Andrzej Duda.

Por meio de uma carta assinada por 88 dos 100 integrantes do Senado, os legisladores pediram na segunda-feira a Pompeo para que ele "atue com audácia" para pôr fim ao tema há décadas sem solução.

"Nas décadas desde a queda da cortina de ferro, os judeus de origem polonesa sobreviventes do Holocausto e suas famílias assim como outros acharam que era praticamente impossível reivindicar ou buscar compensação pelas propriedades nacionalizadas pelo regime comunista polonês", escreveram, em referência a propriedades que foram confiscadas antes pelos nazistas durante a guerra.

Dos 6 milhões de judeus assassinados pelos nazistas, cerca de três milhões tinham origem polonesa, e constituíam 90% da população judia da Polônia naquele momento.

O governo polonês considera que o assunto da restituição aos judeus está fechado "definitivamente" e que a lei americana de 2017, que exige que o Departamento de Estado supervisione o progresso de Varsóvia nessa matéria, não tem nenhum efeito no país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)