(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Japão retira Coreia do Sul da lista de parceiros preferenciais


postado em 01/08/2019 23:43

O Japão decidiu nesta sexta-feira ampliar as restrições comerciais à Coreia do Sul e retirou o país da sua "lista branca" de países isentos de procedimentos para a aquisição de centenas de produtos japoneses, anunciou o governo em Tóquio.

A retirada da Coreia do Sul da lista de países preferenciais foi aprovada na manhã desta sexta-feira, em reunião do gabinete, disse à imprensa o ministro da Indústria e Comércio, Hiroshige Seko.

A medida, que entrará em vigor no dia 28 de agosto, é vista como uma sanção contra Seul e poderá agravar a tensão bilateral.

"Trata-se de uma revisão da lista, necessária para uma gestão apropriada de controle das nossas exportações para a segurança nacional", justificou o ministro, garantindo que não é uma sanção.

"Não é um embargo às exportações, não afetará a cadeia de fornecimento e não terá um impacto negativo nas empresas japonesas", garantiu Seko.

O governo explicou que muitas empresas do Japão têm autorização para exportar para países que não integram esta "lista branca", e que o mesmo mecanismo poderá ser aplicado à Coreia do Sul.

Seul reagiu afirmando que "responderá com severidade" à decisão do Japão de retirá-la da lista de parceiros preferenciais.

"Lamentamos profundamente a decisão do governo de [Shinzo] Abe", disse Ko Min-jung, porta-voz da Casa Azul, sede da presidência sul-coreana.

"Nosso governo responderá com severidade à injusta decisão do Japão".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)