Publicidade

Estado de Minas

França investirá EUR 700 milhões adicionais em defensa espacial até 2025


postado em 25/07/2019 17:01

A França vai investir 700 milhões de euros adicionais na defesa espacial até 2025, com o objetivo de aumentar suas capacidades de vigilância e autodefesa no espaço, anunciou nesta quinta-feira (25) a ministra francesa da Defesa, Florence Parly.

Esses 700 milhões de euros "somam-se aos 3,6 bilhões de euros já previstos para a renovação completa de nossas capacidades de satélites", detalhou Parly em um discurso na base aérea de Lyon-Mont Verdun (sudeste).

A ministra, que anunciou a nova estratégia espacial militar do país, também declarou que a França planeja investir na "defesa ativa" de seus satélites, para equipá-los com lasers capazes de cegar os satélites adversários.

"Se nossos satélites estiverem sob ameaça, consideraremos ofuscar os satélites" dos rivais, explicou a ministra.

Espionagem, interferência, ataques cibernéticos, armas anti-satélite ... O espaço tornou-se um campo de confronto entre as nações. Grandes potências espaciais, como EUA, China e Rússia estão comprometidas há vários anos em uma corrida pelo domínio do espaço.

O presidente Emmanuel Macron anunciou, em meados do mês, a criação em setembro de um comando dedicado ao espaço para fazer frente às novas ameaças aos interesses de seu país em órbita.

"Reforçaremos nosso conhecimento da situação espacial, protegeremos melhor nossos satélites, inclusive de forma ativa", disse o chefe de Estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade