(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bélgica e Holanda registram recorde em onda de calor na Europa


postado em 24/07/2019 12:55

Recordes de altas temperaturas foram registrados nesta quarta (24) na Bélgica e na Holanda, mas, segundo meteorologistas, o pior ainda está por vir, na quinta-feira, em uma Europa sufocada pelo calor.

Nunca foi tão quente em Gilze Rijen, no sul da Holanda, onde o termômetro chegou a 38,8ºC. O último recorde remonta a 1944, com 38,6°C, segundo o Instituto Real Meteorológico Holandês (KNMI).

A Bélgica, onde o "alerta vermelho" pelo calor foi emitido pela primeira vez, também registrou um recorde histórico, com 38,9°C, em Kleine-Brogel, no nordeste. De acordo com o diretor de previsões do Instituto Real Meteorológico (IRM), David Dehenauw, trata-se da "temperatura mais elevada desde o início das observações em 1833".

Os especialistas alertam para uma nova alta das temperaturas até sexta-feira. Amanhã, deve ser a vez de Paris superar seu recorde de 1947, quando registrou 40,4°C.

Na França, até então na categoria "laranja" para a maioria do território, o nível de alerta pelo calor foi revisto para "vermelho" na parte norte, incluindo a capital.

"É a primeira vez que isso atinge departamentos do norte do país, com um hábitat, um perfil urbano e populações que não estão acostumadas com temperaturas neste nível", advertiu a ministra da Saúde, Agnès Buzyn.

"Por esse motivo peço que redobrem a atenção", frisou.

Se, desde a canícula histórica de 2003 que deixou cerca de 15.000 mortos, as autoridades francesas insistiam, sobretudo, nos riscos para as pessoas vulneráveis, agora as advertências se dirigem para toda população.

Várias cidades francesas bateram seu recorde absoluto de temperatura nesta terça, em especial no sudoeste.

No Tour de France, os organizadores decidiram autorizar o reabastecimento das equipes de ciclistas desde o "quilômetro zero" (ponto de largada real da etapa), em vez de permitir que aconteça apenas a partir do quilômetro 30 da corrida, como é normalmente.

Em Cofidis, uma geladeira elétrica extra foi instalada para transportar as bolsas de gelo que os competidores pegam para colocar na nuca e se refrescar. Em Groupama-FDJ, seis pessoas estão à disposição para fazer as reposições ao longo da corrida. Quando está menos quente, costumam ser duas.

Na Alemanha, o país inteiro está em alerta pelo calor. Às 14h30, com 38,7ºC, Bonn era a cidade mais quente de todo território. Lagos e rios estão particularmente cheios, e pelo menos três pessoas teriam morrido por afogamento desde a terça à noite. Para amanhã, a expectativa é que os termômetros cheguem a 41°C, ultrapassando o recorde de 2015 registrado na Baviera, quando chegou a 40,3°C.

O Reino Unidos também deve, "provavelmente, bater o recorde de calor de julho, que é de 36,7°C, e tem até a possibilidade de bater o recorde absoluto de 38,5°C", afirma o Met Office.

Em Londres, a polícia anunciou estar em busca de três pessoas dadas como desaparecidas, depois de se banharem no Tâmisa.

À espera de temperaturas acima de 35ºC, Luxemburgo anunciou hoje que vai declarar alerta vermelho.

A Itália também sofre com a onda de calor, e as autoridades locais elevaram o alerta para nível 3 ("vermelho") em Bolzano, Brescia, Florença, Perúgia e Turim. Outras cidades, incluindo a capital, Roma, devem entrar no alerta vermelho amanhã, quando se prevê um pico de temperatura.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)