O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Hunt, afirmou nesta segunda-feira que seu país "adotará medidas apropriadas" para garantir a passagem segura de embarcações pelo Estreito de Ormuz. Ele fez a declaração ao comentar a captura da embarcação Stena Impero na região por parte do Irã.
Hunt criticou a atuação de "invasores" do Irã, que tomaram o controle da embarcação e a levaram ao porto iraniano de Bandar Abbas. O navio-tanque tinha 23 tripulantes de vários países, como Índia, Filipinas, Rússia e Letônia. Não havia britânicos a bordo e não há relatos sobre feridos, informou a autoridade.
O ministro pediu que o regime iraniano obedeça as regras de salvaguardas para o transporte de embarcações comerciais. O país persa, contudo, apontou que retaliava após a ação do governo de Gibraltar que, em 4 de julho, em cumprimento a sanções da União Europeia, impediu que um navio-tanque iraniano, Grace 1, enviasse petróleo à Síria. Hunt afirma que "simplesmente não há comparação" entre os dois episódios. "Mas se, em vez de responder de modo construtivo, o Irã escolher capturar o Stena Impero, então precisaremos adotar ações apropriadas para garantir a passagem segura de embarcações através do Estreito de Ormuz", afirmou Hunt em declarações ao Parlamento britânico.
Publicidade
INTERNACIONAL
Se preciso, tomaremos medidas para garantir fluxo no Estreito de Ormuz, diz Hunt
Publicidade
