(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Suspensão de cruzeiros dos EUA a Cuba provoca contração do turismo


postado em 11/07/2019 21:19

A decisão dos Estados Unidos de suspender as viagens de navios de cruzeiro a Cuba provocará uma contração de 15% na chegada de visitantes previstos para este ano e uma redução da receita com o turismo, admitiu nesta quinta-feira (11) o governo de Havana.

"Apesar das medidas do governo americano para desestimular o turismo no nosso país, recepcionaremos, no ano de 2019, 4,3 milhões de visitantes", disse o ministro do Turismo, Manuel Marrero, em uma apresentação ao Parlamento cubano, difundida em uma reportagem da emissora de TV estatal.

Marrero disse que, "se mantida a tendência atual", o plano de chegadas de visitantes previsto em 2019, que era de 5,1 milhões, será cumprido em 84,3%. A cifra também significa uma diminuição de 10% com relação à entrada de turistas registrada em 2018.

"Apesar de estas medidas terem um impacto direto no turismo, nós vamos superar os quatro milhões sem qualquer dificuldade", acrescentou Marrero.

Em 5 de junho passado, o governo americano suspendeu as viagens de navios de cruzeiro para a ilha, onde operavam 17 companhias com 25 embarcações. Até maio, chegaram a Cuba 409.000 turistas nestes barcos.

A medida faz parte de um plano de recrudescimento do bloqueio que Washington aplica à ilha desde 1962 e aperta o cerco da administração de Donald Trump ao governo do Partido Comunista Cubano (PCC) para evitar seu acesso a divisas.

"O turismo é uma das atividades que mais traz dinheiro ao país", disse na mesma sessão o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel. Estima-se que seja a segunda atividade econômica da ilha, depois da venda de serviços médicos e profissionais, com 2,5 bilhões de dólares ao ano.

"Parte importante do que entra e do que dispomos semanalmente para pagar dívidas, para investir em matérias-primas ou em produtos que são necessários para nossos processos produtivos ou nossa população é o turismo", acrescentou o presidente.

Entre as restrições, Washington também eliminou a categoria de viagens educacionais coletivas chamadas "people to people". Os voos comerciais fluem normalmente, mas os viajantes americanos têm que se encaixar em algumas categorias estabelecidas por seu governo, a maioria relacionadas com cultura e educação.

O ministro Marrero lembrou que, devido às restrições, agências de venda online, como o Expedia Group, Hotelbeds USA e Cubasphere, receberam multas recentemente ou retiraram de suas plataformas várias instalações hoteleiras de Cuba para evitar ser alvo de reivindicações pela denominada Lei Helms-Burton.

O Título III desta norma, em vigência desde maio, permite acionar em tribunais americanos empresas estrangeiras que façam uso de bens, que foram nacionalizados pela revolução de Fidel Castro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)