(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Negociações entre talibãs e representantes do governo afegão discutem cessar-fogo


postado em 08/07/2019 14:25

Os talibãs e altos funcionários afegãos discutem nesta segunda-feira, em Doha, os mecanismos para avançar na direção de um cessar-fogo e dos direitos das mulheres, como parte de um diálogo político para acabar com a guerra no Afeganistão.

Organizado pelo Catar e pela Alemanha, o encontro, que começou no domingo e deve terminar ainda nesta segunda-feira, coincide com a vontade dos Estados Unidos de se retirarem do Afeganistão após 18 anos de intervenção militar, a mais longa guerra de sua história.

O secretário de Estado americano Mike Pompeo elogiou o governo afegão, a sociedade civil, as mulheres e os talibãs por sua participação nesse encontro.

Participam cerca de 70 delegados afegãos, entre talibãs e representantes políticos e da sociedade civil, assim como organizações de mulheres.

"Algumas das mentes mais brilhantes da sociedade afegã", afirmou no primeiro dia do encontro Markus Potzel, representante especial da Alemanha para Afeganistão e Paquistão.

"Vocês terão a oportunidade e a responsabilidade de encontrar os meios para transformar a confrontação violenta em um debate pacífico", defendeu o enviado alemão, ao inaugurar a sessão.

"Queremos uma 'mapa de rota' para o futuro do Afeganistão", disse o representante especial do Catar para a luta antiterrorista, Mutlaq al-Qahtani.

Segundo a delegada Asila Wardak, membro do Alto Conselho para a Paz - instância de reconciliação afegã -, "todo mundo insiste em um cessar-fogo".

"O objetivo é negociar para que cheguem a um acordo sobre as condições para alcançar a paz", afirmou o negociador americano, Zalmay Khalilzad, em entrevista à AFP.

O encontro está sendo realizado após uma rodada de discussões entre negociadores americanos e talibãs nos últimos dias em Doha. Segundo Khalilzad, estas foram "as mais produtivas" até agora.

Qualquer acordo de paz com os talibãs repousa sobre quatro pilares: retirada das tropas americanas e o compromisso dos talibãs de não usar o Afeganistão como base para terroristas, diálogo interafegão e cessar-fogo.

Pouco vazou do primeiro dia de negociações, mas segundo uma delegada, Asila Wardak, do Alto Conselho para a Paz (HPC, por sua sigla em inglês), que defende a reconciliação afegã, "todos insistem no cessar-fogo".

Este é o terceiro encontro do gênero, depois de duas rodadas em Moscou em fevereiro e maio.

No terreno, os talibãs, considerados em uma posição de força, continuam com suas operações.

Um atentado suicida que deixou 12 mortos e mais de 150 feridos, incluindo dezenas de crianças, foi registrado no domingo no leste do Afeganistão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)