(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Onda de calor mata na Espanha e Itália e bate recorde na França

Insolação matou um trabalhador rural e dois idosos; termômetros franceses marcaram 44,3ºC


postado em 28/06/2019 09:39 / atualizado em 28/06/2019 11:26

Turistas se refrescam na fonte de Montjuic no verão quente de Barcelona(foto: Josep LAGO / AFP)
Turistas se refrescam na fonte de Montjuic no verão quente de Barcelona (foto: Josep LAGO / AFP)

Duas pessoas morreram na Espanha e a França bateu recordes de calor: grande parte da Europa continua sofrendo nesta sexta-feira, pelo quinto dia consecutivo, os efeitos de uma onda de calor excepcional.


Na Espanha, onde as temperaturas superam os 40 °C, um jovem de 17 anos que trabalhava no campo morreu esta madrugada depois de sofrer uma "insolação".


Um comunicado do governo regional informa que o jovem sentiu uma "tontura" na quinta-feira quando capinava grama e entrou na piscina da fazenda onde trabalhava, na localidade de Castro del Río.


Ao sair da piscina, ele teve convulsões e foi levado para um hospital na cidade de Córdoba, onde faleceu depois de passar por uma operação cardíaca.


Na quinta-feira, um idoso de 93 anos caiu quando caminhava pelo centro de Valladolid, norte do país. A polícia da região informou nesta sexta-feira em um comunicado que ele faleceu de "morte natural pela onda de calor".


                       Veja também: bichos ganham frutas congeladas em zoo da Itália
 

A Espanha registra uma onda de calor com temperaturas superiores a 40 graus, que deve prosseguir até sábado em quase todo o país.


Trinta e quatro das 50 províncias estavam em alerta nesta sexta-feira.


A região da Catalunha também luta contra um grande incêndio que afeta 6.500 hectares.


Pelo menos 400 pessoas trabalham para controlar as chamas, incluindo militares.


"Apesar de o incêndio ainda não ter sido estabilizado, já não há mais frentes ativas potentes", informou o Corpo de Bombeiros.

Franceses e turistas buscam as praias para aliviar o calor fortíssimo que atinge a Europa(foto: FRANCK FIFE / AFP)
Franceses e turistas buscam as praias para aliviar o calor fortíssimo que atinge a Europa (foto: FRANCK FIFE / AFP)
 


45°C na França

A França superou pela primeira vez nesta sexta-feira a temperatura de 45 °C, com um recorde de 45,1 °C em Villevielle, na região de Gard (sul), em plena onda de calor excepcional que atinge precocemente a Europa.

 

O termômetro havia chegado nessa quinta-feira a 44,3°C em Carpentras, no sul do país.


O recorde anterior de 44,1°C foi registrado em 12 de agosto de 2003, ano em que 15.000 pessoas morreram em todo o país devido a uma onda de calor particularmente intensa, que durou quase duas semanas.


As autoridades locais aconselharam os pais a deixar as crianças em casa e cancelaram todas as atividades esportivas nos departamentos de Bouches-du-Rhône e Vaucluse, ambos no sudeste.


Por outro lado, foi mantida a partida entre a França e os Estados Unidos válida pelas quartas de final da Copa do Mundo Feminina, que será disputada nesta sexta-feira às 19h00 GMT (16h00 de Brasília), em Paris.


No início do jogo, o termômetro marcará 30°C.


O governo francês, que lamentou a morte de quatro pessoas afogadas desde o começo da semana, pediu à população que se banhe apenas em "lugares autorizados".


A onda de calor na França vai se estender "pelo menos até o começo da próxima semana", disse a agência meteorológica nacional, a Météo-France.

 

Itália


Na Itália, onde o termômetro também disparou esta semana, um sem-teto de 72 anos foi encontrado morto na quinta-feira perto de uma estação de trem de Milão, depois de ter sido vítima de insolação.


Na península italiana, o calor é sentido especialmente no noroeste, com 40°C no Piemonte e 39°C em Gênova.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)