(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Astronautas de EUA, Canadá e Rússia voltam à Terra

Eles passaram seis meses na Estação Espacial Internacional, um projeto de cooperação entre vários países, com objetivo de realizar experiências científicas no espaço


postado em 25/06/2019 00:55 / atualizado em 25/06/2019 09:02

Nave pousou com sucesso na zona rural do Casaquistão(foto: Alexander NEMENOV / POOL / AFP)
Nave pousou com sucesso na zona rural do Casaquistão (foto: Alexander NEMENOV / POOL / AFP)

A astronauta da Nasa Anne McClain, o veterano cosmonauta Oleg Kononenko, da Roscosmos, e David Saint-Jacques, da Agência Espacial Canadense, pousaram nesta terça-feira nas estepes do Cazaquistão, ao final de uma missão de seis meses na ISS.


Os três tocaram a terra às 02H47 GMT (23H47 Brasília), concluindo a primeira viagem à Estação Espacial Internacional (ISS) após um lançamento fracassado em outubro, que gerou dúvidas sobre o programa espacial russo.


Sua partida rumo à ISS, no dia 3 de dezembro, se deu em meio à preocupação devido ao incidente de meados de outubro, quando o russo Alexéi Ovchinin e o americano Nick Hague realizaram um pouso de emergência após a explosão na nave Soyuz minutos depois do lançamento.


Os dois homens saíram ilesos do acidente, o primeiro desta magnitude na história da Rússia pós-soviética.


"Uma noite magnífica sobre a África minha última noite na ISS", tuitou Anne McClain, 40 anos, que realizou duas saídas espaciais durante esta primeira missão.


David Saint-Jacques, 49, ficou maravilhado uma última vez com a visão do Canadá do espaço, antes de regressar à Terra. "Columbia Britânica, Nunavik... Vou ter saudades da visão destas grandiosas paisagens canadenses!" - tuitou o astronauta da Agência Espacial Canadense (ASC).

Anne McClain, da Nasa, é retirada da cabine, em mais uma missão bem-sucedida da ISS(foto: Alexander NEMENOV / POOL / AFP)
Anne McClain, da Nasa, é retirada da cabine, em mais uma missão bem-sucedida da ISS (foto: Alexander NEMENOV / POOL / AFP)
 

 

Recordes


O astronauta Saint-Jacques, que também realizava sua primeira missão na ISS, bateu o recorde de permanência no espaço de um canadense com 204 dias, contra 187 para Robert Thirsk.


A americana Christina Koch, atualmente na ISS, permanecerá 11 meses na Estação Espacial, e com isso baterá o recorde de uma mulher no espaço, que atualmente pertence a Peggy Whitson.


Koch, 40 anos, permanecerá na ISS até fevereiro de 2020, quando completará uma estadia espacial mais longa que a de Whitson, que em 2016-2017 esteve 288 dias.


O americano Scott Kelly e o russo Mikhail Kornienko, que passaram 340 dias em 2015-2016, detêm o recorde de permanência na ISS.


O russo Valeri Poliakov ostenta o recorde absoluto de permanência no espaço: 14 meses a bordo da antiga estação espacial russa Mir entre 1994 e 1995.

 

ISS

 

A Estação Espacial Internacional (ISS) é um laboratório mantido em órbita com tripulação com número mínimo de três astronautas, como parte de um programa espacial para o qual colaboram os Estados Unidos, Canadá, a União Europeia, a Rússia e o Japão. Na Estação, são realizados diversos programas espaciais e experiências científicas, algumas cujo grau de dificuldade seria bem maior se realizadas na superfície da Terra.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)