(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pompeo anuncia viagem à Arábia Saudita e Emirados por crise com o Irã


postado em 23/06/2019 16:31

O secretário de Estado americano Mike Pompeo disse neste domingo que visitará a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos para conversações sobre a crise provocada pela derrubada de um drone americano pelo Irã.

"Vamos conversar com eles sobre como nos certificaremos de que todos estamos estrategicamente alinhados e como podemos construir uma coalizão global" ante o Irã, disse a jornalistas antes de partir de Washington.

Pompeo disse que fará paradas na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos - que ele chamou de "grandes aliados no desafio que o Irã representa" - a caminho da Índia, onde ele começa uma visita na terça-feira.

Na quinta-feira, o Irã derrubou um Global Hawk americano, alegando que havia invadido seu espaço aéreo perto do estratégico estreito de Ormuz, o que Washington nega.

Pompeo qualificou de "infantil" um mapa divulgado por Teerã com o qual buscou demonstrar que o drone americano havia entrado em seu espaço aéreo.

"Esse mapa infantil que o ministro das Relações Exteriores (Mohammad Javad) Zarif divulgou contrasta com a excelência e profissionalismo dos serviços militares e de inteligência americanos", indicou.

O presidente Donald Trump revelou na sexta que cancelou na última hora um ataque militar contra o Irã, alegando que seria uma resposta desproporcional à destruição do drone por Teerã, que advertiu que qualquer ataque prejudicaria os interesses de Washington no Oriente Médio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)