(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líderes da UE se reunirão de novo em 30 de junho para decidir altos cargos


postado em 20/06/2019 22:28

Os mandatários da União Europeia (UE) marcaram uma nova reunião para 30 de junho em Bruxelas para decidir quem presidirá a Comissão Europeia no próximo quinquênio, após fracassarem em sua tentativa de fechar um acordo nesta quinta-feira.

"O Conselho Europeu manteve uma discussão completa sobre as nomeações. (...) Nenhum candidato obteve a maioria", disse na madrugada dessa sexta-feira o líder do Conselho Europeu, Donald Tusk, ao anunciar uma nova reunião para 30 de junho.

A cúpula extraordinária ocorrerá após o regresso de seis dos 28 mandatários de uma reunião do G20 no Japão e dois dias antes de que a Eurocâmara nomeie seu presidente, uma escolha que poderia condicionar o resto das nomeações de altos cargos.

Além do sucessor de Jean-Claude Juncker à frente da Comissão, os dirigentes também devem escolher o futuro presidente do Conselho e da diplomacia europeia, com base em uma série de equilíbrios políticos, geográficos e de gênero.

"Constatei com certo prazer, diversão e, porque não, felicidade que não é muito fácil me substituir", disse Juncker em uma entrevista coletiva, acrescentando que as discussões vão continuar na cidade japonesa de Osaka.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)