Publicidade

Estado de Minas

Índia vai aumentar tarifas alfandegárias sobre produtos dos EUA


postado em 15/06/2019 11:18

A Índia vai aumentar, a partir de domingo (16), as tarifas sobre 29 produtos americanos, uma decisão anunciada no ano passado, mas que foi adiada várias vezes, informou a imprensa indiana neste sábado (15).

O governo de Nova Delhi havia decidido em junho de 2018 aumentar as tarifas de uma série de produtos dos EUA - incluindo maçãs e amêndoas - depois da recusa de Washington de isentar a Índia de uma alta nas tarifas sobre o aço e o alumínio.

Mas a aplicação desta medida foi adiada várias vezes, em razão de negociações entre os dois países.

Mas a decisão de alguns dias atrás do presidente dos Estados Unidos Donald Trump de excluir a Índia da lista de países com status preferencial parece ter provocado a decisão do executivo de Nova Delhi.

Os Estados Unidos exportaram para a Índia no valor de 142,1 bilhões de dólares em 2018, segundo estimativas. Seu déficit comercial com esse país asiático foi de 24,2 bilhões de dólares, segundo dados oficiais.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade