(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Enorme cabeça de lobo de 32 mil anos é encontrada na Sibéria

Coberta de pelagem e parecendo a cabeça de um mamute, ela foi encontrada por um habitante no verão passado


postado em 14/06/2019 14:58

(foto: Albert Protopopov)
(foto: Albert Protopopov)
Uma gigantesca cabeça de lobo de 32 mil anos de antiguidade, com o cérebro e os dentes intactos, foi descoberta na região russa da Sibéria, informou a Academia de Ciências local em um comunicado. Coberta de pelagem e parecendo a cabeça de um mamute, ela foi encontrada por um habitante no verão passado em uma área de permafrost perto de um rio em Yakutia, no leste da Sibéria, relata o comunicado publicado na noite de quinta-feira (13).

Entregue à Academia de Ciências de Yakutia, paleontólogos russos e japoneses analisaram a peça e estabeleceram que se trata da cabeça de um lobo do Pleistoceno (Canis dirus), de 32 mil anos de idade. Sua dimensão, 41,5 centímetros de comprimento, corresponde à metade do corpo de um lobo atual, que mede entre 66 e 86 centímetros, descreve o documento. 

"Isso nos permitiu concluir que o lobo do Pleistoceno era gigantesco", acrescenta. A cabeça contém "um cérebro intacto, e todos os seus dentes estão preservados", disse o comunicado, que considerou a descoberta "sensacional". Os tecidos e a pele também estão intactos, de acordo com a mesma fonte. "É a primeira vez que encontramos restos de um lobo do Pleistoceno com tecidos preservados", disse Albert Protopopov, da Academia de Ciências, citado no comunicado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)