(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jornalista investigativo russo acusado de tráfico é internado


postado em 08/06/2019 10:40

A polícia russa acusou o jornalista investigativo Ivan Golunov por tentativa de tráfico de drogas "em grande quantidade" - denunciou seu advogado neste sábado (8).

"Ivan Golunov foi acusado de tentativa de tráfico", escreveu seu advogado Pavel Chikov no aplicativo de mensagens Telegram.

De acordo com um comunicado divulgado pela polícia, o jornalista, de 36 anos, foi internado após "se sentir mal".

"Tomou-se a decisão de enviar o detido para um estabelecimento médico para avaliação", diz a nota, sem mais detalhes sobre sua condição de saúde.

Golunov, repórter do veículo on-line independente Meduza, que tem sua sede na Letônia, foi detido na quinta-feira (6), em Moscou. Segundo a polícia, no momento de sua detenção, carregava em sua mochila cinco envelopes de mefedrona, uma droga sintética.

Ontem, Golunov informou ao representante do Conselho Presidencial dos Direitos da Rússia que foi agredido no momento de sua detenção. Segundo ele, os policiais lhe deram dois socos na cabeça e pressionaram seu peito com os pés.

De acordo com seus seguidores, a acusação é uma armação para punir suas investigações sobre corrupção nas mais altas esferas políticas. Golunov publicou matérias investigativas sobre fraudes no setor de microcréditos, ou na gestão de coleta de lixo na capital russa.

Advogado da área de direitos humanos, Chikov exibiu um documento policial que mostra a acusação contra o jornalista por tentativa de vender uma "grande quantidade" de cocaína e de mefedrona. Se for considerado culpado, pode ser condenado a uma dura pena de prisão.

Golunov deve ser apresentado neste sábado diante de um tribunal que decidirá se continua preso, ou se será posto em liberdade.

Na frente do tribunal, a diretora-geral do Meduza, Galina Timchenko, disse que o jornalista recebeu ameaças.

"Ivan recebeu ameaças. Há dois meses elas se tornaram quase diárias", denunciou Galina, acrescentando que não conseguiu convencê-lo a falar com a polícia.

"Diziam 'vamos te enterrar para sempre'", completou.

"Temos razões para acreditar que Golunov está sendo perseguido por suas atividades jornalísticas", declarou a direção do Meduza na sexta-feira (7).

"A reputação profissional de Ivan Golunov é irretocável. É um jornalista meticuloso, honesto e imparcial", acrescentou o Meduza.

Também ontem, a organização Anistia Internacional denunciou acusações "duvidosas e que seguem um esquema já conhecido, infelizmente".

A Rússia se encontra na 149ª posição na classificação de liberdade de imprensa da ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) em 2019, atrás do México, do Zimbábue, ou da Argélia, por exemplo. Vários jornalistas foram agredidos, ou assassinados, nos últimos anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)