(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rei emérito espanhol Juan Carlos I anuncia completa retirada da vida pública


27/05/2019 14:53

O rei emérito da Espanha Juan Carlos I vai se afastar totalmente da vida pública a partir de 2 de junho, cinco anos depois de abdicar do trono, no qual foi sucedido pelo filho Felipe VI - informa um comunicado divulgado nesta segunda-feira (27).

"Acredito que tenha chegado a hora de virar uma nova página na minha vida e de completar minha retirada da vida pública", afirma o monarca emérito, de 81 anos, em uma carta dirigida ao filho Felipe.

Desde sua abdicação, dom Juan Carlos de Borbón vinha desempenhando algumas atividades institucionais. Chegou a aparecer em diferentes eventos sociais, como o 15 de Maio, dia da corrida de touros na madrilena Plaza de las Ventas, pela festa de Santo Isidoro.

"Desde o ano passado, quando comemorei meus 80 anos, venho amadurecendo esta ideia", afirmou, acrescentando que, por esse motivo, decidiu agora "dar este passo e deixar de desenvolver atividades institucionais, a partir do próximo dia 2 de junho".

"Tomo esta decisão com o grande carinho e orgulho de pai que sinto por você, com minha lealdade sempre", encerra a carta, com um "grandíssimo abraço" ao atual chefe do Estado espanhol, de 51.

Casado com a rainha emérita Sofia, dom Juan Carlos subiu ao trono em 22 de novembro de 1975, por decisão do ditador Francisco Franco, falecido dois dias antes.

Foi um dos artífices da transição para a democracia e chegou a registrar alta popularidade entre os espanhóis.

Viu-se forçado a abdicar, porém, por uma série de escândalos, como o envolvimento em uma rede de corrupção de seu genro Iñaki Urdangarin, detido há quase um ano, e com sua ex-amante, a aristocrata alemã Corinna zu Sayn-Wittgenstein.

Ela ficou conhecida na Espanha depois de participar com o rei, em 2012, de uma criticada caçada a elefantes em Botsuana. O monarca voltou da viagem com uma fratura no quadril e teve de se desculpar pelas "férias", em meio à crise econômica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)