(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Economia recua 0,2% no 1º tri em relação ao último de 2018 no México


postado em 24/05/2019 13:06

A economia do México recuou 0,2% nos primeiros três meses do ano em relação ao trimestre anterior, pressionada por uma queda da atividade nos setores industrial e de serviços, segundo dados revisados divulgados nesta sexta pelo instituto nacional de estatística, INEGI.

No quarto trimestre do ano passado, a economia mexicana teve crescimento nulo, de 0%. Esse é seu pior desempenho desde o segundo trimestre do ano passado, quando recuou 0,4%, segundo dados do INEGI. Em relação ao mesmo período de 2018, o PIB registrou um aumento marginal de 0,1%.

Este dado confirma a estimativa preliminar de crescimento econômico que o instituto divulgou no fim de abril.

Por setor, o PIB das atividades secundárias, que inclui o vital setor industrial orientado para a exportação e equivale a um terço do total da atividade, caiu 0,6%.

As atividades terciárias, que incluem o vasto setor de serviços e representa, cerca de 60% do PIB total, caíram 0,2% entre janeiro e março deste ano.

Já o setor primário, composto principalmente pela agropecuária, cresceu 2,6% em relação ao quarto trimestre de 2018.

Consultado na coletiva de imprensa matinal diária sobre a possibilidade de rever sua previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, o presidente André Manuel López Obrador garantiu que "ainda sobre tempo" para a economia se recuperar.

"Está feita a aposta, não vamos voltar atrás, vamos esperar que o ano termine", disse à imprensa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)