(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Superlotação provoca mais três mortes no Everest; já são sete este ano

Período entre fim de abril e mês de maio é considerado mais vantajoso para a escalada, com condições meteorológicas menos extremas, mas há o risco de excesso de alpinistas


postado em 24/05/2019 09:41 / atualizado em 24/05/2019 10:02

(foto: Flickr)
(foto: Flickr)

As autoridades anunciaram nesta sexta-feira três mortes de alpinistas nas últimas horas no Everest, o que eleva a sete o número de vítimas fatais na maior montanha do planeta na atual temporada, onde o grande fluxo cria perigosos engarrafamentos na chamada "zona da morte".


Em 2019 foram registrados cenas de engarrafamentos impressionantes na montanha de 8.848 metros. O período entre o fim de abril e o mês de maio é considerado mais vantajoso para a escalada do monte, pois as condições meteorológicas são menos extremas.


Dois alpinistas indianos morreram na quinta-feira, informou à AFP Mira Acharya, porta-voz do Departamento de Turismo do Nepal. Organizadores de expedições anunciaram o falecimento de um terceiro alpinista.


A indiana Kalpana Das, 52 anos, chegou ao topo do Everest, mas faleceu na quinta-feira à tarde no momento da descida. Outro indiano, Nihal Bagwan, 27 anos, também morreu durante a descida.


"Ele ficou bloqueado no engarrafamento durante mais de 12 horas e estava esgotado. Os guias sherpa o trouxeram ao campo 4 e morreu no local", afirmou Keshav Paudel, da agência Peak Promotion.


No lado tibetano da montanha, menos movimentado que o lado nepalês, morreu um alpinista austríaco de 65 anos, anunciou um organizador de expedição.


Fotos impactantes divulgadas nos últimos dias mostram uma longa fila de alpinistas, muito próximos uns dos outros, arrastando suas botas de escalada na área entre o cume e o desfiladeiro sul, onde fica o último acampamento na encosta nepalesa.


Os analistas afirmam que o engarrafamento é provocado pela proliferação de permissões de escalada, assim como pelo reduzido número de 'janelas' meteorológicas adequadas para chegar ao topo. Desta maneira, todas as expedições iniciam o ataque final ao Everest durante os mesmos dias.


Na altura extrema, o oxigênio é mais escasso na atmosfera e os alpinistas precisam recorrer a garrafas de oxigênio para alcançar o topo.


Uma altitude de 8.000 metros acima do nível do mar é considerada a "zona da morte".


"Permanecer muito tempo na zona da morte aumenta os riscos de congelamento, de sofrer o mal da altitude ou inclusive de morte", explica à AFP Ang Tsering Sherpa, ex-presidente da Associação de Alpinistas do Nepal.


Nos últimos dias, dois alpinistas indianos e um americano faleceram no Everest. Outro montanhista irlandês também teria falecido, depois de escorregar e cair de uma área a 8.300 metros de altura, mas o corpo não foi encontrado.


No ano passado foram registradas cinco mortes na temporada de escalada do Everest.


Desde que as autoridades nepalesas liberaram a escalada no Monte Everest nos anos 1990, as expedições comerciais aumentaram, assim como o número de alpinistas.


Este ano o Nepal concedeu para a temporada de primavera (hemisfério norte) o recorde de 381 permissões, ao preço de 11.000 dólares por pessoa, de acordo com os últimos dados disponíveis.


Cada titular de uma permissão é acompanhado por um guia, o que significa que mais de 750 pessoas estão na rota para a escalada.


Ao menos 140 receberam permissões para escalar o Everest a partir do flanco norte, no Tibete.


O topo do Everest foi alcançado pela primeira vez em 1953 pelo neozelandês Edmund Hillary e o nepalês Tenzing Norgay.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)