(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Mianmar: avião da Embraer pousa em segurança após trem de pouso dianteiro falhar


postado em 12/05/2019 21:48

Um avião da Myanmar National Airlines fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Mandalay neste domingo, usando apenas as rodas traseiras depois que o trem de pouso dianteiro não funcionou. Todos os 82 passageiros e sete tripulantes do voo UB103 vindo de Yangon saíram ilesos depois que o Embraer 190-LR tocou o solo com as rodas traseiras antes de o nariz do avião se inclinar para baixo, raspando a pista e causando uma chuva de faíscas enquanto a aeronave reduzia velocidade até parar.

Kyaw San, porta-voz do aeroporto, disse que o piloto informou à torre de controle antes de pousar que não conseguiu baixar as rodas dianteiras do avião.

Um comunicado na página do Facebook da companhia aérea explicou que o EICAS - Sistema de Indicação do Motor e Sistema de Alerta de Tripulação - indicou uma falha do trem de pouso dianteiro a ser utilizado. O piloto tentou um procedimento de emergência de backup, mas isso não teve sucesso. A aeronave fez dois voos próximos à torre para os controladores aéreos verificarem visualmente se as rodas tinham funcionado.

O comandante seguiu os procedimentos de emergência para despejar combustível para reduzir o peso para aterrissagem e fez um pouso seguro às 9h09 da manhã (horário local), disse o comunicado.

Um vídeo aparentemente filmado por um dos passageiros e publicado online mostrou uma evacuação urgente mas ordenada dos passageiros e da tripulação.

As operações de voo no aeroporto foram temporariamente suspensas, e a retomada foi permitida após cerca de 2 horas para aeronaves menores. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)