(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Opositor venezuelano Leopoldo López e sua família se refugiam na embaixada chilena


postado em 30/04/2019 20:51

O líder opositor venezuelano Leopoldo López, libertado nesta terça-feira (30) de sua prisão domiciliar por militares que apoiam Juan Guaidó, refugiou-se com sua esposa e um de seus três filhos na embaixada do Chile em Caracas - anunciou a Chancelaria chilena.

Em uma mensagem do Twitter, o Ministério das Relações Exteriores do Chile informou que "Lilian Tintori e sua filha entraram como hóspedes na residência de nossa missão diplomática em Caracas. Há minutos se somou seu cônjuge, Leopoldo López, que permanece junto à sua família nesse lugar. O Chile reafirma o compromisso com democratas venezuelanos".

O chanceler chileno, Roberto Ampuero, explicou em entrevista coletiva que López e sua família estão "sob a proteção diplomática do Chile", esclarecendo que nenhum deles "solicitou asilo".

Preso em 2014, López cumpre desde 2017 sob prisão domiciliar uma sentença de quase 14 anos de regime fechado, por incitar protestos violentos contra o governo Chávez.

No início da rebelião nesta terça-feira contra o presidente Nicolas Maduro, Juan Guaidó apareceu em La Carlota, a principal base aérea no país, com um pequeno grupo de uniformizados e Leopoldo López. Este último disse ter sido "libertado" pelos militares de sua prisão domiciliar.

Na mesma residência diplomática do Chile em Caracas, o parlamentar opositor Freddy Guevara é mantido como "hóspede" há um ano e cinco meses.

Cinco outros juízes venezuelanos também foram recebidos na residência chilena, mas conseguiram deixar o país. Atualmente, encontram-se no Chile, sob asilo político.

O Chile faz parte do Grupo de Lima, que nesta terça-feira anunciou uma reunião de emergência. Criado em 2017 por uma dúzia de países da América, incluindo o Canadá, o Grupo procura uma solução pacífica para a crise na Venezuela.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)