(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sérvia e Kosovo acertam diálogo após pressão de Merkel e Macron


postado em 30/04/2019 01:14

Sérvia e Kosovo concordaram nesta segunda-feira, em Berlim, a manter um canal de diálogo, após Alemanha e França alertarem os dois vizinhos que resolver suas diferenças é um passo crucial para seu futuro na União Europeia.

A alemã Angela Merkel e o francês Emmanuel Macron organizaram um jantar para os representantes dos dois países, cuja relação se deteriorou dramaticamente nos últimos meses.

Nesta segunda-feira, o presidente de Kosovo, Hashim Thaci, e seu homólogo da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciaram que manterão uma nova reunião, em Paris, durante o mês de julho.

Merkel destacou que a recente solução da polêmica entre Grécia e Macedônia do Norte em relação ao nome do pequeno país poderá servir de modelo para resolver as disputas entre Sérvia e Kosovo.

"Concordamos com esta iniciativa conjunta porque estamos comprometidos com uma perspectiva europeia envolvendo os países dos Bálcãs ocidentais", disse a líder alemã. "É do maior interesse da Europa que haja um desenvolvimento positivo na região".

Também participaram da reunião os líderes de Croácia e Eslovênia, assim como vários outros representantes dos Bálcãs e a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

A origem da disputa entre Sérvia e Kosovo é a negativa de Belgrado de reconhecer a independência desta antiga província com profundos laços históricos e culturais com os sérvios, que se separou em uma sangrenta guerra entre 1998 e 1999.

A possibilidade de um novo desenho da fronteira entre os dois vizinhos provocou a ruptura da primeira rodada de diálogo, no verão boreal de 2018.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)