(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Os rituais de abdicação no Japão


postado em 26/04/2019 11:49

O Japão viverá na terça-feira (30) a primeira abdicação em mais de 200 anos, mas as cerimônias para a mudança de era devem durar apenas 10 minutos cada.

- Abdicação em 30 de abril -

No dia 30 de abril, acontecerá a abdicação do imperador Akihito após 30 anos de reinado, em uma cerimônia às 17h locais (5h de Brasília) no salão mais luxuoso do Palácio Imperial, a "Câmara do Pinheiro" ("Matsu-no-Ma").

Esta sala de 370 metros quadrados deve seu nome ao parquete, com madeira de árvores japonesas zelkova, e a suas paredes adornadas com motivos de agulhas de pinheiro.

Os "tesouros sagrados", cuja lenda afirma que são mais que milenares e foram transmitidos à linhagem imperial pela deusa do sol Amaterasu, serão transportados cuidadosamente, protegidos dos olhares curiosos.

Os tesouros são "Yata no Kagami", um espelho, "Kusanagi no Tsurugi", um sabre, e "Yasakani no Magatama", uma joia não identificada. O primeiro não fará parte do ritual, pois nunca deixa o local em que é armazenado no Palácio.

A posse dos três tesouros é considerada a prova essencial da legitimidade do imperador, embora não existam sequer fotos dos objetos. Além disso, o imperador não pode observá-los.

"Não sabemos como são", disse Eiichi Miyashiro, especialista na família imperial do jornal "Asahi Shimbun".

Mais de 300 pessoas participarão da cerimônia: integrantes da família imperial, do governo e do Parlamento, da magistratura, além de autoridades locais.

O primeiro-ministro Shinzo Abe fará um discurso antes que Akihito fale pela última vez como imperador, apesar de conservar o título oficialmente até meia-noite, quando acontecerá a mudança de era.

- Entronização em 1º de maio -

Neste horário, seu filho primogênito Naruhito lhe sucederá oficialmente, e o país vai passar da era Heisei ("realização da paz") para a era Reiwa ("bela harmonia").

As cerimônias de 1º de maio acontecerão em duas partes.

A primeira, às 10h30, acontecerá no mesmo salão. Neste momento, o sabre, a joia e os selos reais serão transmitidos ao novo imperador. Na ausência do espelho, um emissário ficará responsável por oferecer uma oração.

Naruhito não falará durante a curta sessão, que não terá a presença de mulheres.

Pouco depois, ele participará de outro ritual, no qual fará o primeiro discurso como soberano. Depois, em 4 de maio, saudará a multidão da varanda do Palácio, protegido por um vidro.

Durante esta série de eventos, os membros da família imperial estarão vestidos ao estilo ocidental. Apenas no outono (hemisfério norte, primavera no Brasil), o imperador e sua esposa, Masako, usarão os suntuosos trajes tradicionais.

Em 22 de outubro, a entronização será celebrada na presença de 2.500 participantes do Japão e do exterior, incluindo chefes de Estado, que acompanharão um desfile no centro de Tóquio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)