(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ativistas bloqueiam a Bolsa de Londres no 11º e último dia de protestos


postado em 25/04/2019 07:55

Os ativistas da organização ecológica Extinction Rebellion bloquearam nesta quinta-feira a entrada da Bolsa de Londres, no 11º e último dia de mobilizações na capital britânica para exigir um "estado de emergência ecológica".

Sete membros da organização, que defende a desobediência civil não violenta contra a inação climática, formaram um bloqueio na frente do edifício da London Stock Exchange, no coração da City.

Três deles exibiam painéis de anúncios eletrônicos, similares aos observados nas Bolsas, com mensagens como "Diga a verdade", "Emergência climática" e "O dinheiro não pode ser comido", enquanto a polícia tentava retirar os ativistas do local.

"Muitas das empresas mais destrutivas para o meio ambiente no mundo têm cotação na Bolsa de Londres", afirmou o Extinction Rebellion (XR) em um comunicado, que destacou a intenção de atacar durante o dia "o setor financeiro".

Membros do grupo também bloquearam o tráfego na estação ferroviária de Canary Wharf, outra importante área de negócios da capital britânica, para protestar contra a detenção de três manifestantes na semana passada durante uma ação no sistema de transporte público de Londres.

Criada em 2018 no Reino Unido, "a XR" tem três grandes reivindicações: a declaração de um "estado de emergência climática e ecológica", a elaboração de um plano de ação para "reduzir a zero" até 2025 as emissões de gases que provocam o efeito estufa e a criação de uma "assembleia de cidadãos" que, apoiada por cientistas, se pronuncie sobre questões climáticas.

Na quarta-feira o grupo anunciou que encerraria nesta quinta-feira 11 dias de ações, durante os quais centenas de manifestantes bloquearam pontos emblemáticos e muito frequentados de Londres, como Oxford Circus ou Piccadilly Circus.

A polícia anunciou a detenção de mais de mil ativistas e 69 deles foram acusados de obstrução de via pública e resistência à ação das forças de segurança.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)