(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Donald Trump fará visita de Estado ao Reino Unido em junho


postado em 23/04/2019 10:55

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua esposa Melania farão uma visita de Estado ao Reino Unido de 3 a 5 de junho, anunciou nesta terça-feira o Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha Elizabeth II.

Esta será a primeira visita de Estado de Trump ao país, após uma tentativa anterior que em julho de 2018 acabou em uma simples visita de trabalho ante os protestos dos britânicos.

Nesta ocasião, "o presidente dos Estados Unidos da América, Donald J. Trump, acompanhado de Melania Trump, aceitou o convite da rainha Elizabeth II para uma visita de Estado ao Reino Unido de segunda-feira 3 de junho a quarta-feira 5 de junho de 2019", anunciou o palácio em um comunicado.

"No tempo devido serão anunciados mais detalhes sobre a agenda", completa a nota.

O presidente americano e a primeira-dama já se encontraram com a rainha da Inglaterra para tomar chá no Castelo de Windsor durante uma "visita de trabalho" em julho de 2018.

Uma visita de Estado, no entanto, implica honras maiores que uma visita de trabalho e inclui um passeio tradicional de carruagem, além de banquetes oficiais.

Em Washington, a Casa Branca afirmou que a visita servirá para "reafirmar a relação duradoura e privilegiada que une Estados Unidos e Reino Unido".

"Além do encontro com a rainha, o presidente participará em uma reunião bilateral com a primeira-ministra, Theresa May", afirma o comunicado do governo americano.

"Reino Unido e Estados Unidos têm uma associação profunda e duradoura, que está enraizada em nossa história comum e em interesses compartilhados", destacou May, que conta com o apoio de Washington para estimular a economia britânica após o Brexit.

"Esta visita de Estado é uma oportunidade para fortalecer nossa já estreita relação em áreas como o comércio, investimentos, segurança e a defesa, e para discutir como podemos construir sobre estes laços nos próximos anos", completou May.

A primera-ministra britânica havia convidado o presidente americano assim que ele assumiu o poder em janeiro de 2017, mas a visita de Estado anunciada inicialmente se transformou um ano e meio depois em uma viagem menos protocolar, que levou Trump a ter reuniões com Elizabeth II e Theresa May longe de Londres

Em julho de 2018, a viagem de Trump ao Reino Unido provocou muitas críticas. Dezenas de milhares de pessoas protestaram contra o americano nas ruas de Londres e chamaram o presidente dos Estados Unidos de "misógino, homofóbico, xenófobo".

Downing Street anunciou que Trump participará em 5 de junho em uma grande cerimônia em Portsmouth, costa sul da Inglaterra, para celebrar o 75º aniversário do desembarque na Normandia, o que em 1944 marcou o início da parte final da Segunda Guerra Mundial.

Um dia depois, May e Trump devem viajar ao norte da França para outros atos comemorativos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)