(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Modi vota na terceira fase das eleições legislativas na Índia


postado em 23/04/2019 10:07

O primeiro-ministro Narendra Modi se juntou aos milhões de eleitores indianos que votaram nesta terça-feira na terceira das sete fases das eleições legislativas na Índia, as maiores da história.

Quase 190 milhões de eleitores dos 900 milhões convocados às urnas no gigante do sul da Ásia são chamados para eleger seus deputados em 117 distritos, localizados principalmente no oeste e no sudoeste do país. Esta fase é a mais importante das eleições, que terminarão em 19 de maio.

O líder nacionalista hindu Narendra Modi, que briga por um segundo mandato de cinco anos à frente da Índia, votou na parte da manhã em seu estado natal de Gujarat (oeste), que dirigiu antes de chegar ao poder em Nova Delhi em 2014.

"Eu acredito que os cartões dos eleitores vão vencer as bombas artesanais", disse o primeiro-ministro à imprensa ao deixar o colégio eleitoral, em uma referência à democracia e ao terrorismo.

O chefe do governo cultiva uma imagem de homem forte e fez da segurança nacional a força motriz de sua campanha depois do recente confronto com o Paquistão.

Um ataque suicida na parte indiana da Caxemira, que causou 40 mortes entre os paramilitares indianos, desencadeou a crise, a mais séria em muito tempo entre as duas potências nucleares da região.

Modi enfrenta uma multidão de poderosos partidos regionais determinados a destroná-lo, como, por exemplo, o histórico Partido do Congresso, liderado pelo herdeiro Rahul Gandhi.

A participação foi alta - cerca de 70% - nas duas primeiras fases da votação, que ocorreram nos dias 11 e 18 de abril.

Devido à imensidão do país, as regiões votam alternadamente nesta votação uninominal majoritária em um turno em que 543 deputados da câmara baixa do parlamento serão eleitos. A apuração dos votos será realizada em 23 de maio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)