(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Palco de acontecimentos decisivos, Notre-Dame tem história milenar

Catedral serviu como marco para o estilo gótico e foi cenário para os principais acontecimentos da história mundial, como a coroação de Napoleão Bonaparte e Henrique VI


postado em 15/04/2019 15:36 / atualizado em 15/04/2019 17:22



Muito além dos romances e filmes que a tornaram mundialmente conhecida, a catedral de Notre-Dame representa um marco para a história da civilização ocidental.
(foto: Soraia Piva/EM/D.A Press )
(foto: Soraia Piva/EM/D.A Press )

Construída na Île de la Cité, uma pequena ilha no meio do Rio Sena, a catedral foi cenário para acontecimentos importantes como a coroação de Napoleão Bonaparte, a beatificação de Joana D'Arc e a coroação de Henrique VI da Inglaterra (período em que governou a França).

(foto: Moyan Brenn)
(foto: Moyan Brenn)
Ela foi saqueada várias vezes durante a Revolução Francesa, no século 18, e quase foi queimada durante a Comuna de Paris, no século 19.

O local em que a igreja foi construída já era um espaço usado para diversos cultos religiosos desde meados da Idade Média. Com a consolidação do cristianismo na França, foi escolhido para receber uma das principais catedrais católicas do mundo.

A construção é dedicada à mãe de Jesus Cristo (em português é Catedral da Nossa Senhora) começou em 1163 e se arrastou ao longo de três séculos, com paralisações, modificações no projeto e retomadas.

Após ser vandalizada e saqueada no final do século 18, durante a revolução francesa, Notre-Dame foi reformada em 1801 para simbolizar um acordo entre os novos donos do poder da França e o Vaticano e receber a cerimônia de coroação de Napoleão, em 1804.
Três décadas depois ela voltou a ser depredada durante turbulências sociais em Paris.

Vários projetos de restauração foram implementados nas últimas décadas, sendo o último deles no início dos anos 1990.

A estrutura em estilo gótico é considerada símbolo da ascensão do novo espírito europeu, destacando o esplendor e a prosperidade da capital francesa e do mundo cristão.

Notre-Dame recebe mais de 13 milhões de visitantes por ano, cerca de 30 mil visitantes por dia. Além da enorme nave que abriga a parte central da igreja e das torres, a catedral recebe exposições artísticas e exibições religiosas. 

Na catedral estão mais de 200 vitrais, alguns deles considerados os maiores do mundo. A fachada é formada por duas torres de 69 metros e entre elas fica o famoso (e muito visitado) campanário, de onde é possível ver de perto as gárgulas e uma das visas mais belas da capital francesa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)