(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

George Clooney diz que queda de Bashir no Sudão é insuficiente


postado em 11/04/2019 15:19

O ator e ativista George Clooney disse nesta quinta-feira que a queda do presidente do Sudão, Omar al Bashir, não é suficiente e pediu o desmantelamento do sistema militar.

Clooney, que foi preso por protestar contra a guerra no Sudão em Darfur - que os Estados Unidos descreveram como genocídio -, pediu a extradição de Bashir para ser julgado por crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional.

"O povo do Sudão teve que esperar muito para que esse dia chegasse, mas este é apenas um primeiro passo para uma mudança real", disse Clooney em um comunicado conjunto com John Prendergast, o defensor dos direitos humanos com quem o ator fundou o Sentry Project, que investiga dinheiro ilícito e crimes de guerra na África.

Os dois dizem que o ministro da Defesa, Awad Ibnouf, que anunciou a prisão de Bashir e declarou dois anos de regime militar, é um dos que estão profundamente envolvidos na sangrenta guerra em Darfur.

"Remover o líder de um sistema violento e corrupto sem desmantelar o sistema é inadequado", disse ele.

Omar al-Bashir, que governou o Sudão com mão de ferro por 30 anos, foi derrubado nesta quinta-feira por um golpe militar após um levante popular, e substituído por um "conselho militar de transição", que dirigirá o país por dois anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)