(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

As principais datas de Julian Assange


postado em 11/04/2019 15:05

Seguem abaixo os principais marcos da trajetória de Julian Assange, fundador do WikiLeaks detido nesta quinta-feira (11) pela polícia britânica na embaixada do Equador:

- 3 de julho de 1971: nascimento em Townsville (Austrália).

- Anos 1990: torna-se programador e desenvolvedor de software livre, descobrindo seu talento como hacker.

- 2006: cria o WikiLeaks, site especializado na revelação de documentos secretos, com, segundo ele, "uma dúzia de pessoas provenientes do campo dos direitos humanos, da mídia e da alta tecnologia".

- 2010: a partir de julho, o WikiLeaks publica segredos militares e documentos diplomáticos americanos. Assange se torna um pária nos Estados Unidos. Em novembro, a Suécia lança um mandado de prisão europeu contra ele ligado a uma investigação por suspeita de estupro e abuso sexual de duas suecas. Ele nega os fatos.

- 2012: para escapar de uma extradição da Grã-Bretanha, ele encontra refúgio na embaixada do Equador em Londres.

- 2016: O WikiLeaks publica 20.000 e-mails hackeados do Partido Democrata, alguns dos quais são muito prejudiciais à campanha de Hillary Clinton.

- 19 de maio de 2017: a Justiça sueca arquiva o caso do suposto estupro.

- 12 de dezembro de 2017: recebe nacionalidade equatoriana.

- Outubro de 2018: Quito, com quem as relações ficam tensas, impõe a ele regras relativas, em particular, às suas visitas e às suas comunicações, cujo descumprimento implicaria a retirada do asilo. Em 2 de abril de 2019, o chefe de Estado equatoriano afirma que Assange "cometeu várias violações" ao acordo.

- 11 de abril de 2019: Assange é preso na embaixada pela polícia britânica, depois de o Equador ter retirado o asilo diplomático e sua nacionalidade equatoriana. É detido em Londres e EUA pedem sua extradição por conspiração através de ciberpirataria.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)