(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Recuperado documento inédito de Albert Einstein


postado em 06/03/2019 17:25

Quase 140 anos depois do nascimento de Albert Einstein, a Universidade Hebraica de Jerusalém adquiriu uma centena de páginas manuscritas pelo físico, incluindo um documento inédito de seus trabalhos sobre a teoria do campo unificado.

A Universidade Hebraica, da qual Einstein foi um dos fundadores e que possui um dos maiores acervos sobre ele do mundo, apresentou nesta quarta-feira ante a imprensa uma parte das 110 páginas manuscritas que recebeu há duas semanas, depois de tê-las comprado de um colecionador americano.

A maior parte do conteúdo são cálculos matemáticos do fim dos anos 1940, mas também cartas dirigidas a colaboradores e escritos mais pessoais, como a missiva que enviou a um de seus filhos, Hans Albert.

Os pesquisadores conheciam praticamente a totalidade desses documentos, que estavam acessíveis em forma de cópias de maior ou menor qualidade, declarou Hanoch Gutfreund, assessor científico nos arquivos de Einstein da Universidade Hebraica.

A aquisição também inclui uma página que os pesquisadores nunca tinham visto, embora soubessem de sua existência.

Esta faz parte de um apêndice de oito páginas de um artigo de 1930 sobre os esforços do cientista para elaborar a teoria do campo unificado, afirmou Gutfreund, professor de Física e ex-presidente da Universidade.

Essas oito páginas nunca foram publicadas mas os pesquisadores tinham cópias, segundo ele.

"Mas nas cópias que tínhamos, faltava uma página, era um problema, um enigma [...] Para nossa grande surpresa e satisfação, esta página se encontra aqui", disse.

Em seu testamento, Einstein deixou para a Universidade todos seus escritos e seu patrimônio intelectual, incluindo o direito ao uso de sua imagem, como a da famosa foto do físico com a língua de fora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)