(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Conselho constitucional do Senegal confirma reeleição do presidente


postado em 05/03/2019 17:02

O conselho constitucional do Senegal confirmou nesta terça-feira a reeleição do presidente Macky Sall no primeiro turno das eleições de 24 de fevereiro, depois que seus quatro adversários desistiram de impugnar os resultados provisórios anunciados quatro dias depois.

A análise dos documentos da Comissão Nacional de Censo de Votos (CNRV) "não revela nenhuma irregularidade", indica uma decisão do órgão lida por sua secretária judicial, Ernestine Ndèye Sanka.

Segundo o cálculo da CNRV, Sall obteve 58,26% dos votos, sendo reeleito por cinco anos. Ele foi seguido pelo ex-premier Idrissa Seck (20,51%), o candidato antissistema e deputado Ousmane Sonko (15,67%), o presidente de universidade privada Issa Sall (4,07%) e o ex-ministro Madické Niang (1,48%).

Os quatro candidatos, que haviam rejeitado os resultados, desistiram ontem de impugná-los ante o conselho constitucional.

O Senegal, que viveu duas alternâncias eleitorais nos anos 2000 e 2012 e nenhum golpe de Estado, é um modelo de democracia na África, mas suas campanhas eleitorais costumam ser marcadas por acusações de corrupção e violência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)