(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA pedem à América Central que detenha caravanas de migrantes


postado em 20/02/2019 20:48

A secretaria de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Kirstjen Nielsen, pediu nesta quarta-feira (20) aos ministros de Segurança da Guatemala, El Salvador e Honduras, que detenham novas caravanas de migrantes que pretendem chegar ao seu país de forma irregular.

Na busca por soluções à migração, Nielsen pediu-lhes para mostrar "liderança para deter a formação das caravanas" que, na sua opinião, "trouxeram crime, violência e instabilidade para a região".

O encontro de Nielsen e seus homólogos foi a quarta reunião de ministros de Segurança do Triângulo Norte, e aconteceu na cidade de Antiguo Cuscatlán, no leste de San Salvador.

"Devemos trabalhar juntos para lutar contra esses grupos que estão sendo predadores (traficantes de pessoas) de toda a população", destacou a funcionária americana.

Após o fim da reunião, os funcionários dos quatro países assinaram uma declaração conjunta na qual se comprometeram a enfrentar o desafio da migração irregular", segundo Nielsen.

Nesta quarta-feira foi apresentado o estudo "Honduras: causalidades da migração internacional" a cerca de 50 acadêmicos na Universidade Nacional, em Tegucigalpa.

A pesquisa aponta que as pessoas no país decidem emigrar pela "pobreza e desigualdade", "insegurança"e por "fatores culturais".

Esse movimento migratório somente poderá ser contido "mediante um consenso nacional que ataque as causas", disse à AFP José Arnoldo Sarmiento, o pesquisador responsável pelo estudo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)