(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Emissário da Coreia do Norte para os EUA chega a Hanói


postado em 20/02/2019 11:10

O emissário norte-coreano Kim Hyok Chol chegou nesta quarta-feira a Hanói, à frente de uma delegação de seu país, antes da segunda cúpula entre Kim Jong Un e Donald Trump, constatou um jornalista da AFP.

"Uma delegação norte-coreana chegou em um voo de Pequim", confirmou uma fonte do aeroporto sob condição de anonimato.

Um jornalista da AFP viu o funcionário norte-coreano entrar em uma residência para convidados do governo na capital vietnamita, na qual se hospedou no fim de semana uma delegação de seu país preparando a cúpula.

Kim Hyok Chol se reunirá no decorrer desta semana em Hanói com o representante especial dos Estados Unidos para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, com o objetivo de preparar o encontro entre o presidente americano e o líder norte-coreano, nos dias 27 e 28 de fevereiro.

Kim e Biegun se encontraram no início de fevereiro em Pyongyang para discutir o progresso da "desnuclearização completa, a transformação das relações entre Estados Unidos e Coreia do Norte, e o estabelecimento de uma paz duradoura na península coreana", de acordo com um declaração do Departamento de Estado.

Depois de meses de tensões, insultos e ameaças pessoais, os dois líderes começaram uma aproximação no início do ano passado.

Em sua primeira reunião, Kim e Trump assinaram uma declaração muito vaga a favor da "desnuclearização da península coreana". Mas, desde então, não houve avanço, já que ambas as partes nem sequer concordam com o alcance exato desse compromisso.

A Coreia do Norte pede uma redução nas sanções adotadas pela comunidade internacional contra ela em resposta ao seu programa nuclear e balístico. Mas os Estados Unidos acreditam que essas sanções, que sufocam o povo norte-coreano, devem ser mantidas enquanto a Coreia do Norte não renunciar às armas nucleares.

"Espero que haja coisas muito positivas", disse Trump na terça-feira, mas "não estou particularmente apressado".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)