(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Risco iminente de rompimento de outra barragem em Brumadinho


postado em 27/01/2019 08:36

As sirenes pelo risco iminente de rompimento de outra barragem foram acionadas na madrugada de domingo em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, onde na sexta-feira aconteceu uma catástrofe que deixou pelo menos 34 mortos, informaram a empresa Vale e os bombeiros.

Em um comunicado, a Vale informou que acionou as sirenes às 5h30 "ao detectar o aumento dos níveis de água nos instrumentos que monitoram a barragem VI".

A estrutura é parte da mina Córrego do Feijão, cuja barragem I se rompeu na sexta-feira, uma catástrofe que deixou até agora 34 mortos e quase 300 desaparecidos.

Os bombeiros informaram que as comunidades próximas ao complexo estão sendo evacuadas.

"Atenção, atenção, evacuação geral da área. Procure o lugar mais alto da cidade. Evacuação de emergência, procure o lugar mais alto da cidade", anunciaram os alto-falantes em Brumadinho durante a madrugada, acordando os moradores da cidade de 39.000 habitantes abalada pela t tragédia de sexta-feira.

"Imediatamente após o acionamento do alarme, o Corpo de Bombeiros iniciou a evacuação das comunidades que ficam próximas à barragem", declarou Pedro Aihara, tenente e porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Os moradores estão sendo levados para as áreas previstas no plano de emergência.

"Devido ao risco de rompimento da barragem, os trabalhos de busca estão temporariamente interrompidos porque nosso foco agora é a evacuação desta área", anunciou Aihara, em referência à procura de sobreviventes e recuperação de corpos.

O porta-voz destacou que a área conhecida como Parque da Cachoeira, com 25 casas, é o principal ponto de preocupação.

Os trabalhos de busca de sobreviventes na região foram interrompidos no sábado às 20H00 e foram retomados às 4H00 de domingo, antes da nova paralisação poucas horas depois.

O balanço mais recente registra 34 mortos, oito deles já identificados, 23 feridos hospitalizados e 366 pessoas resgatadas na mina operada pela Vale.

As autoridades anunciaram ainda que 296 pessoas continuam desaparecidas. De acordo com a Vale, 252 desaparecidos são funcionários ou trabalhadores terceirizados da empresa.

A tragédia aconteceu perto das 13H00 de sexta-feira em Brumadinho. O rompimento da barragem provocou rios de lama que destruíram boa parte das instalações do complexo de mineração Córrego do Feijão, assim como outras áreas próximas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)