(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tailândia: eleições legislativas serão em 24 de março


postado em 23/01/2019 08:02

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, sancionou nesta quarta-feira (23) o decreto de convocação de eleições legislativas, as primeiras a serem realizadas desde o golpe de Estado de 2014 que instalou uma junta militar no poder.

A data das eleições foi estabelecida para 24 de março pela Comissão Eleitoral.

Depois de adiá-las várias vezes, os militares anunciaram que as legislativas seriam em fevereiro. Com a assinatura tardia do decreto, teve de ser reprogramada para o mês seguinte.

O governo militar, ultramonárquico, pediu nesta quarta à Comissão Eleitoral que a data não fosse muito perto das cerimônias de coroação do rei, "um acontecimento histórico extraordinário" previsto para acontecer entre 4 e 6 de maio.

"O governo pede a todos os tailandeses que o ajudem a manter a ordem e a unidade durante as eleições", acrescentou um comunicado.

As Forças Armadas vinham, nos últimos meses, abrindo caminho para a realização de eleições.

Em setembro passado, os partidos políticos foram autorizados a retomarem suas atividades e elegerem seus dirigentes.

Em dezembro, foram autorizados a fazer campanha para as eleições que, segundo a Constituição, deveriam ser realizadas antes de 9 de maio.

O primeiro-ministro Prayut Chan-O-Cha, comandante em chefe das Forças Armadas, líder do golpe de Estado que instalou a junta militar no poder, ainda não revelou suas intenções políticas. Observadores concordam em que há muita possibilidade de que permaneça à frente do novo governo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)