(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Homem detido na França em investigação sobre atentados de 2004 em Madri


postado em 22/01/2019 19:58

Um homem foi detido nesta terça-feira (22) na França no âmbito da investigação sobre os atentados de 11 de março de 2004, em Madri, que mataram 191 pessoas, informaram fontes próximas à investigação.

Este homem, de 43 anos, que não está fichado por atos de radicalização islâmica, foi detido em Saint-Priest, perto de Lyon (sudeste), a pedido das autoridades espanholas, acrescentaram as fontes.

Seu DNA, recentemente coletado e identificado pela Polícia francesa, corresponde a material genético encontrado em Leganés, periferia de Madri, onde três semanas depois dos atentados sete homens - os principais suspeitos de colocação das bombas - se suicidaram detonando explosivos em um apartamento.

Em 11 de março de 2004, os trens onde as bombas foram colocadas, procedentes da estação de Alcalá de Henares (periferia da capital espanhola) explodiram nas estações dos bairros de Santa Eugenia, El Pozo, assim como na de Atocha, provocando uma enorme comoção em toda a Espanha.

Além dos 191 mortos, cerca de 1.900 pessoas ficaram feridas.

O ataque foi reivindicado na mesma noite por um grupo da corrente da rede Al-Qaeda.

Em 2007, um longo julgamento acabou com a condenação de 21 pessoas, com duas penas recordes de cerca de 43.000 anos de prisão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)