(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ANDALUZIA

Autoridades enfrentam novos contratempos em resgate de menino que caiu em poço na Espanha

Julen Roselló, de dois anos, está preso a nove dias no local, em Málaga


postado em 22/01/2019 16:44 / atualizado em 22/01/2019 18:04

População local espalhou faixas em apoio ao resgate e desejando forças ao garoto que caiu em poço(foto: Jorge Guerrero/AFP)
População local espalhou faixas em apoio ao resgate e desejando forças ao garoto que caiu em poço (foto: Jorge Guerrero/AFP)
O resgate de Julen, o menino espanhol de dois anos preso há nove dias em um poço, enfrenta sua última etapa nesta terça-feira (22) com novas complicações.


As autoridades esperam alcançar entre hoje e quarta-feira o local onde teoricamente está o pequeno Julen Roselló, que caiu em um poço na Serra de Totalán, na Andaluzia (sul), no dia 13 de janeiro.


Mas os tubos projetados para escorar o túnel através do qual especialistas devem cavar para alcançar o poço estreito não se encaixam e as máquinas de escavação vão perfurar o solo novamente com uma espessura maior.


A dificuldade do resgate reside na estreiteza do poço de mais de cem metros de profundidade. Seus quase 25 centímetros de diâmetro impedem a passagem das equipes de resgate.


Além disso, um bloco de pedras e terra a 70 metros não permitiram a passagem de uma sonda com uma câmera até o ponto em que acreditam que a criança está.


Jose Roselló, pai de Julen, chora ao saber das dificuldades no resgate de seu filho(foto: Jorge Guerrero/AFP)
Jose Roselló, pai de Julen, chora ao saber das dificuldades no resgate de seu filho (foto: Jorge Guerrero/AFP)
No sábado, um túnel vertical paralelo começou a ser perfurado. Na segunda-feira atingiu o nível onde a criança pode estar e, nesta terça, especialistas deveriam cavar na horizontal os quatro metros que separam o túnel do poço.


Mas primeiro devem garantir a segurança do buraco perfurado, e nesse ponto os contratempos se acumulam.


"Houve dificuldades técnicas. Depois dos 40 metros de profundidade, os tubos não excedem esse nível", declarou uma porta-voz da subdelegação do governo espanhol em Málaga.


Agora "o poço será preenchido com terra fina e será perfurado novamente com um espessamento ligeiramente maior", acrescentou.


Uma vez que esta operação esteja terminada, os tubos serão colocados novamente.


A Defesa Civil tem investigado o acidente há vários dias, questionando os pais e o proprietário do terreno.


Nesta terça, um tribunal de Málaga abriu um processo sobre o caso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)