(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE e Irlanda formam 'equipe unida' frente a Londres


postado em 21/01/2019 13:37

A União Europeia e a Irlanda formam uma "equipe unida", assegurou nesta segunda-feira (21) o chefe negociador dos 27, Michel Barnier, que mais uma vez lembrou os líderes britânicos de suas responsabilidades para evitar um Brexit caótico.

"Estamos trabalhando a 27 como uma equipe, uma equipe unida, nós negociamos em uníssono", respondeu Michel Barnier ao canal de televisão irlandês RTE, que o questionou sobre a hipótese de futuras discussões bilaterais entre Londres e Dublin.

Ele pediu mais uma vez aos líderes britânicos que se entendam, reiterando a posição da UE desde a rejeição do acordo de retirada pelo Parlamento britânico.

"Cabe agora aos líderes britânicos construir uma maioria estável e positiva para um acordo. Desta forma, estamos aguardando os próximos passos do governo britânico", disse ele.

A imprensa britânica informou sobre a possibilidade de reabrir os acordos de paz de 1998 ou de um tratado bilateral entre a Irlanda e o Reino Unido, a fim de contornar a controversa questão do "backstop" prevista no acordo do Brexit.

Essa medida, pretendida como uma solução de último recurso para evitar o retorno de uma fronteira física entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, preocupa muitos parlamentares britânicos, que a consideram uma "armadilha" para manter seu país amarrado à UE no âmbito de uma união aduaneira.

O ministro das Relações Exteriores da Polônia, Jacek Czaputowicz, por sua vez, pareceu desassociar-se da posição dos 27, sugerindo, em entrevista à BBC, limitar o "backstop" a um determinado período de tempo.

Seu colega irlandês, Simon Coveney, imediatamente descartou a ideia de uma expiração após cinco anos.

"Foi provavelmente uma tentativa de ajudar. A Polônia tem mais cidadãos no Reino Unido do que qualquer outro Estado-membro, mais do que a própria Irlanda. Mas não creio que a sua intervenção reflita o pensamento da UE", ressaltou de Bruxelas, à margem de uma reunião dos ministros das Relações Exteriores da UE.

Coveney também afirmou que o Reino Unido não estava procurando renegociar os acordos de Sexta-Feira Santa, que terminaram com o conflito violento na Irlanda do Norte.

"Recebi, esta manhã, a confirmação do governo britânico de que não é algo que eles (os governantes britânicos) estão considerando", disse ele a repórteres.

"Os acordos de Sexta-Feira Santa são uma base extremamente importante para o processo de paz e eu não acho que devamos falar sobre emendar acordos na tentativa de resolver um problema político", acrescentou.

O jornal Daily Telegraph informou que a primeira-ministra Theresa May estava considerando alterar os acordos, a fim de mostrar que o Reino Unido está comprometido com a ausência de fronteiras terrestres na Irlanda.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)