(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Theresa May busca consenso sobre Brexit


postado em 17/01/2019 13:19

A primeira-ministra britânica, Theresa May, negociava nesta quinta-feira (17) para encontrar um consenso sobre o Brexit com os líderes da oposição, uma tarefa complicada pouco mais de dois meses antes da data prevista para o Reino Unido deixar a União Europeia.

A dirigente conservadora começou a receber líderes de outros partidos na noite desta quarta-feira, após o fracasso da moção de censura apresentada pelos trabalhistas contra ela.

O líder trabalhista Jeremy Corbyn se recusou, porém, a se reunir com May até que ela renuncie a uma saída da UE sem acordo.

"Senhora primeira-ministra, renuncie (à saída sem acordo) e negocie seriamente a forma de contemplar o futuro", disse Corbyn em discurso diante de seus militantes na cidade inglesa de Hastings.

Após dois anos e meio tentando, sem sucesso, unificar seu próprio partido ao redor de um projeto de Brexit, May garante estar trabalhando com "espírito construtivo" e pediu para seus oponentes fazerem o mesmo.

"Não será uma tarefa fácil, mas os deputados sabem que têm o dever de agir pelo interesse nacional, de chegar a um consenso", disse a premiê à frente do número 10 da Downing Street, sua residência oficial, na noite de quarta-feira, pouco após ter-se reunido com liberal-democratas, os nacionalistas escoceses do SNP e do partido nacionalista galês Plaid Cymru.

Após se reunir nesta quinta com May, a única deputada dos Verdes, Caroline Lucas, disse que as negociações ocorrem tarde demais.

"Não há nenhum sinal de que a primeira-ministra queira encontrar um compromisso", avaliou.

Nesta quinta, May deve se encontrar com os eurocéticos de seu próprio partido e com a pequena formação unionista norte-irlandesa, DUP - que votou a favor de May ontem.

- Governo dividido -

May terá até segunda-feira para voltar ao Parlamento com um plano B, que deve ser votado em 29 de janeiro - exatamente dois meses antes da data prevista para o Brexit.

De acordo com o jornal The Times, a ministra de Relações com o Parlamento, Andrea Leadsom, e outros eurocéticos continuam a querer que o chamado "backstop" - um mecanismo destinado a impedir o restabelecimento de uma fronteira dura na ilha da Irlanda - tenha um alcance temporal limitado.

Eles também pedem que o Plano B inclua a promessa de negociar um acordo de livre-comércio, seguindo o modelo do Canadá.

Segundo o jornal The Daily Telegraph, porém, o ministro das Finanças, o pró-europeu Philip Hammond, teria garantido que a possibilidade de um Brexit sem acordo foi abandonada, em uma conversa na terça-feira com empresários, os mais preocupados com essa possibilidade.

Na França, o primeiro-ministro Édouard Philippe anunciou na quinta-feira o lançamento de um "plano" para preparar um Brexit sem um acordo, uma possibilidade "cada vez menos improvável".

Apesar de o governo britânico se dizer aberto aos diálogo com a oposição, ele continua decidido em seu objetivo de executar uma política comercial independente após o Brexit, disse o presidente do Partido Conservador, Brandon Lewis.

"Isto significa que não podemos ficar na atual união aduaneira", declarou ele, nesta quinta-feira, à BBC.

Mais de 170 personalidades do mundo econômico reclamam um novo referendo sobre o Brexit.

"Agora, a prioridade é evitar sair da UE sem acordo. Para fazer isso, o único meio possível é perguntar aos cidadãos se ainda querem abandonar a UE", escrevem em carta publicada na quinta-feira pelo The Times.

Contudo, de acordo com Brandon Lewis, o governo não acha que um novo referendo seja a melhor solução. Até agora, May descarta essa opção, porque considera que não seria democrático.

Também defendem a organização de um segundo referendo o SNP, o partido Liberal-Democrata, o Plaid Cymru e os Verdes, que pedem para o líder da oposição trabalhista Jeremy Corbyn se unir a eles.

Até agora Corbyn negou. Contudo, após perder a moção de censura e ver a possibilidade de novas eleições serem reduzidas, ele pode mudar de opinião.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)