(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

México e EUA investirão em desenvolvimento para frear migração


postado em 18/12/2018 20:55

México e Estados Unidos anunciaram, nesta terça-feira, um investimento bilionário para o desenvolvimento no sul mexicano, assim como na Guatemala, El Salvador e Honduras, com o objetivo de frear a crescente migração para o território americano, uma questão prioritária para o presidente Donald Trump.

Os governos do México e dos Estados Unidos estão "comprometidos a promover um forte crescimento econômico regional, empregos mais bem remunerados e maiores oportunidades para todos os nossos cidadãos", disse o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, em coletiva de imprensa na Cidade do México.

Assim, o governo do presidente Andrés Manuel López Obrador investirá "25 bilhões de dólares durante os próximos cinco anos" para o desenvolvimento do sul mexicano, fronteiriço com a Guatemala, disse o chanceler.

O Departamento de Estado americano emitiu um comunicado no qual informa investimentos privados e públicos no México no valor de 4,8 bilhões de dólares, incluindo dois bilhões para o sul mexicano.

Além disso, os Estados Unidos destinarão 5,8 bilhões de dólares de fundos públicos e privados para "reformas institucionais, desenvolvimento e crescimento econômico no Triângulo Norte", formado por Guatemala, Honduras e El Salvador, indicou o Departamento de Estado.

"O México e os Estados Unidos liderarão o trabalho com sócios regionais e internacionais para construir uma América Central mais próspera e segura, e assim abordar as causas da migração com o objetivo de que os cidadãos possam construir vidas melhores para eles e suas famílias em casa", disse Ebrard.

Assim, membros do gabinete do México e dos Estados Unidos se reunirão no fim de janeiro, enquanto uma reunião empresarial binacional será convocada no primeiro trimestre de 2019 com representantes do setor privado para explorar oportunidades de investimento.

Na segunda-feira, o México anunciou que dobrará o salário mínimo nos municípios da fronteira com os Estados Unidos, argumentando que um impulso à economia desta zona freará a emigração ilegal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)