(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Liga Árabe interpela Brasil e Austrália sobre Jerusalém


postado em 18/12/2018 14:07

A Liga Árabe aprovou, nesta terça-feira (18), uma resolução pedindo ao Brasil e à Austrália, favoráveis ao reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel, para "respeitar o Direito Internacional".

A reunião extraordinária do Conselho da Liga, no nível de embaixadores, decidiu "enviar uma delegação governamental de alto nível (...) para encontrar autoridades brasileiras e australianas".

Composta por representantes dos países-membros e da secretaria-geral da organização pan-arábica, a delegação alertará as autoridades brasileiras e australianas sobre a necessidade de "respeitar o Direito Internacional e as resoluções internacionais sobre a situação legal da cidade de Jerusalém".

No sábado, a Austrália anunciou que reconhecia Jerusalém Ocidental como a capital de Israel, mas disse que a transferência de sua missão diplomática de Tel Aviv esperaria por um acordo de paz entre israelenses e palestinos.

Já o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, causou alvoroço no mundo árabe ao anunciar, após sua eleição em 28 de outubro, que vai transferir a embaixada brasileira para Jerusalém, como os Estados Unidos já fizeram.

O Estado judeu considera toda a cidade de Jerusalém como sua capital, enquanto os palestinos aspiram a tornar Jerusalém Oriental a capital de seu futuro Estado.

Ao mesmo tempo, a Liga também pediu ao Conselho de Segurança da ONU que "assuma suas responsabilidades, colocando pressão sobre Israel, a força de ocupação (na Cisjordânia), para parar sua agressão contra o povo palestino imediatamente".

A Cisjordânia, um território palestino ocupado por 400 mil colonos israelenses que convivem de forma conflituosa com mais de 2,5 milhões de palestinos, tem sido palco de uma nova onda de violência nos últimos dias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)