(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ONU condena violações aos direitos humanos na Coreia do Norte


postado em 17/12/2018 22:16

A Assembleia Geral das Nações Unidas condenou nesta segunda-feira em uma resolução "as violações sistemáticas, generalizadas e flagrantes dos direitos humanos cometidos por um longo tempo" pela Coreia do Norte.

Paralelamente, Pyongyang afirmou que o Conselho de Segurança não tem legitimidade para tratar o problema.

A resolução, adotada por consenso sem ser submetida a votação e sem valor vinculante, elogia os esforços diplomáticos para pôr fim à crise na península coreana.

Destaca ainda que os membros da ONU "estão profundamente preocupados pela grave situação dos direitos humanos" na Coreia do Norte.

"Mais de 10 milhões de pessoas estariam subnutridas no país", diz o texto, que também denuncia o uso de "tortura", "estupros" e "execuções públicas" contra os detidos e as "condições desumanas" que eles sofrem. A resolução critica também "a existência de um amplo sistema de campos de presos políticos".

A missão norte-coreana na ONU, por sua vez, atacou a intenção dos Estados Unidos de organizar uma reunião do Conselho de Segurança sobre a situação dos direitos humanos no país.

"O Conselho de Segurança não é um lugar para discutir direitos humanos nem uma plataforma sobre a qual o tratamento politizado da questão dos direitos humanos leva a um confronto", disse a delegação norte-coreana à ONU em um comunicado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)